festa da árvore destaque

A Festa da Árvore de 1913 nos Jornais de Santa Comba Dão – Exposição Documental

festa da árvore cartazA Biblioteca Municipal Alves Mateus apresenta uma exposição documental sobre a Festa da Árvore de 1913 em Santa Comba Dão, noticiada na impressa local da época. Esta iniciativa insere-se num projeto de divulgação do espólio antigo existente na instituição, contribuindo para o estudo da história local como forma de preservar a memória coletiva.
O resultado a investigação recaiu sobre a Festa da Árvore que o regime da Primeira República instituiu um pouco por todo o país. Apesar das festividades se realizarem no mês de março, início da primavera, o seu intuito ia muito além da celebração da natureza, já que tinha o objetivo claro de propaganda do novo regime político nascido a 5 de outubro de 1910. A República trouxe à sociedade portuguesa um conjunto de novos símbolos e manifestações cívico-pedagógicas, onde se insere o culto da árvore.
São estas as festividades relatadas num conjunto de notícias, datadas de 1913, ocorridas no concelho de Santa Comba Dão. As narrações jornalísticas esboçam um quadro pitoresco das celebrações, onde as vivências das crianças das escolas, dos cidadãos organizadores e da participação da população em geral são descritas ao pormenor.
Esta exposição teve a colaboração do arquivo Municipal, na pessoa da Dr.ª Susana Boto e da artesã Regina Serra com a recriação de um prato alusivo ao tema, sendo a conceção, organização e tratamento documental da responsabilidade da bibliotecária Telma Joana Coelho.

Para visualizar a exposição aceda ao link:

Festa da Árvore de 1913

 Cameron Sutton Womens Jersey