Cartaz Gripe II

A Gripe Pneumónica de 1918/1919 na Imprensa de Santa Comba Dão. Exposição Documental

Está patente na sala de leitura de adultos da Biblioteca Municipal Alves Mateus uma exposição documental sobre o impacto que a Gripe Pneumónica de 1918/1919 (também conhecida por “gripe espanhola”) teve em Santa Comba Dão, através dos relatos da imprensa local.
O estudo realizado permite um vislumbre sobre os acontecimentos que enredaram a população do concelho numa das maiores tragédias humanitárias do século XX, bem mais mortífera que os dois grandes conflitos bélicos. São um conjunto de notícias verdadeiramente originais e surpreendentes das vivências quotidianas de uma população fustigada pela doença, apesar da censura imposta pelas autoridades governamentais com o intuito de não causar surtos de pânico generalizados. Ao percorrer as quarenta notícias nas edições da imprensa local, desde julho de 1918 e junho de 1919, a sensação que temos é de estar perante crónicas “de uma morte anunciada”.
A exposição resulta de pesquisas realizadas a pedido do Arquivo Municipal sobre esta temática no espólio da Biblioteca Municipal, sendo a concepção, organização e tratamento documental da responsabilidade da bibliotecária Telma Joana Coelho.

Para aceder à exposição completa clique no link:

Gripe Espanhola – site

 Cameron Sutton Womens Jersey