cucas

Apresentação do livro “CUSCAS NO CASTELO DE GUIMARÃES”

Para celebrar o Dia Internacional do Brincar a Biblioteca Municipal Alves Mateus convidou, no dia 28 de maio, as crianças dos Centro Escolar do Centro, do Centro Escolar do Norte e do Centro Escolar do Sul, a assistirem à apresentação do livro infantil “CUSCAS NO CASTELO DE GUIMARÃES” de autoria do escritor Paulo Santos. A obra conta a história da abelhinha Cuscas que, enquanto andava a apanhar pólen nas flores, descobriu um grupo de crianças a entrar no Castelo de Guimarães. Curiosa como só ela, foi atrás das crianças e, juntamente com elas, foi descobrindo todos os mistérios deste monumento.
Paulo Santos abordou a importância das abelhas na nossa vida e, ao mesmo tempo, as crianças descobriram, de uma forma lúdica e pedagógica, vários monumentos e momentos da história do nosso país. O autor é apicultor e deu a conhecer às crianças como funciona o mundo das abelhas e a sua extrema utilidade e a necessidade da proteção destes seres extraordinários. As crianças aprenderam o ciclo das abelhas, o que é o Nectar e o Pólen, identificação das várias espécies de abelhas(Rainha, Operarias e Zangões), o nascimento e o tempo de vida das abelhas, o corpo das abelhas, a vida social ou seja tarefas e funções de cada uma, a Polinização, assistiram ao vivo as abelhas a trabalhar(colmeia em vidro) e tiveram o privilégio de provar o mel. Foi um conto em que as personagens principais foram as abelhas e as crianças ficaram fascinadas com toda a dinâmica e interação, sendo uma excelente oportunidade de partilharem esta, fantástica, experiência.
Contada e representada de forma cativante, prendeu a atenção de todos, principalmente, dos mais pequenos que participaram com muito entusiasmo.