im-destaque

Atividade “O Livro da Minha Vida” nos Lares e Centros de Dia do Concelho

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, concluiu, no dia 19 de novembro, o projeto de atividades intitulada “O livro da minha vida” direcionadas aos utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho.

A iniciativa teve como objetivo incentivar a leitura junto da população sénior, com os idosos a relembrarem as suas próprias histórias, a sua juventude e as suas vivências.

Nas Instituições do Centro Paroquial Social de Treixedo, Centro Social Paroquial de São Joaninho, Centro Social Paroquial do Couto de Mosteiro, Centro Social Paroquial de São João de Areias, Centro de Bem Estar Social Prof. Oliveira e Costa, Santa Casa da Misericórdia e Lar de Idosos Resivida as atividades dinamizadas contaram com a participação dos escritores convidados: Rui Jorge Gonçalves Silva Pereira, Abel Coelho de Sousa de Matos (Boina Branca), Sérgio Manuel Morais da Costa, padre Pedro Manuel Leitão Alves e Salvador Manuel Correia Massano Cardoso.

Os convidados, que com muito carinho apoiaram e participaram no projeto O livro da minha vida”, falaram dos seus livros, histórias e vivências do passado num ambiente de muita alegria e descontração, tendo os utentes manifestado muito interesse interagindo com muita emoção e entusiasmo.

Fazendo um balanço final da atividade, constata-se que a ação desenvolvida teve um papel preponderante e considera-se uma mais-valia para o público alvo, no sentido de desenvolver a leitura, a partilha e o convívio. Em todas as instituições foram disponibilizados livros, na medida em que os utentes demonstraram interesse na leitura dos mesmos.

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão agradece aos responsáveis dos Lares e Centros de Dia, pelo momento surpreendente, pela experiência prazerosa, pela receção à atividade, pelo encontro, a interação, a troca de ideias, e sobretudo pelo convívio que possibilitou aos idosos o acesso mais facilitado ao livro e à leitura.

Terminado este trabalho, ficou o compromisso, por parte da autarquia Santacombadense, da continuidade de promoção de novas atividades e de uma visita ao espaço da Biblioteca Municipal.

 

 Cameron Sutton Womens Jersey