mão

Biblioteca celebra “Dia dos Namorados” e Exposição “Escrita à Mão feita com Paixão”

São Valentim celebra-se a 14 de fevereiro e o Município de Santa Comba Dão promove duas atividades que evocam esta data e toda a simbologia que lhe é característica. Poesia, música e caligrafia são expressões que vão fazer a história desta comemoração, que dá destaque ao “maior sentimento do mundo”.
Numa iniciativa aberta à comunidade, o Posto de Turismo recebe logo pela manhã, a partir das 10H00, os alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão (USSCD) para uma tertúlia, onde não vão faltar poemas e canções alusivas ao amor e ao sentimento romântico.
No mesmo edifício, mas na Biblioteca Municipal Alves Mateus, é inaugurada, às 14H30, a exposição “Escrita à Mão feita com Paixão”, que reaviva “uma arte que, durante muitas gerações foi utilizada para passar ideias revolucionárias, escrever obras imortais, assinar acordos internacionais e declarar amores intensos”. A mostra inclui poemas, cartas, histórias, contos e outros escritos, em suporte papel, que dão a conhecer a riqueza deste modo de escrita único, que potencia o estreitamento das ligações emocionais entre as pessoas. Os autores são utentes e funcionários de instituições particulares de solidariedade social (ipss) e alunos da USSCD*, que responderam de forma entusiástica ao repto lançado pelo Município, no âmbito do “Dia Internacional da Escrita à Mão”, comemorado a 23 de janeiro.
Todos os manuscritos produzidos neste desafio – que relembrou a importância da escrita à mão, enquanto expressão milenar, a cair em desuso numa sociedade onde impera a massificação das novas tecnologias – podem ser apreciados, até ao final do mês de março, na Biblioteca Municipal, entre as 09H30 e 17H00.
Em dia de inauguração e para celebrar São Valentim, os participantes nesta atividade vão, de igual modo, protagonizar a leitura de alguns dos manuscritos produzidos, num momento que também vai contar com animação musical. De registar que a iniciativa tem o apoio do Intermarché de Santa Comba Dão, que contribui com os chocolates para adoçar esta celebração.
Ainda no âmbito da celebração do Dia dos Namorados, é de notar a seleção bibliográfica, exposta na Biblioteca, que relembra algumas das histórias mais românticas de sempre, desde os clássicos de leitura aos romances mais modernos.
Entidades representadas na exposição “Escrita à Mão feita com Paixão”
Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, Centro Social e Paroquial do Couto do Mosteiro, Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira e Costa, de Pinheiro de Ázere, Centro Social e Paroquial de São Joaninho, Centro Social e Paroquial de São João de Areias, Lar de Idosos Resivida e USSCD.

cartaz_escrita_a_mao_feita_com_paixao-333

 Cameron Sutton Womens Jersey