rsz_rsz_derstaque_2 (2)

“CABEÇA FALANTE – Uma Cidade Que vai Contar Histórias”

Poder-se-ia dizer que era uma tarde como tantas outras, mas isso não seria verdade. Pelo menos para os que saíram de casa e rumaram à Casa da Cultura de Santa Comba Dão.
Inebriados pela curiosidade ou pelo convite as gentes foram chegando de muitos lados para assistirem ao lançamento da fanzine (revista/livro) ‘Cabeça Falante’, o primeiro trabalho da editora ‘Canhoto Esquerdino’, que reúne o trabalho de 25 autores: Ana Beatriz Cruz (autora do livro ‘Os Meus Poemas Não Rimam”, Chiado Editora) de Santa Comba Dão, Ana Paula Monteiro (co-autora do livro “Processos de Grupo – Um Manual Para Estudantes e Profissionais’, Fundação Manuel Leão) de Santa Comba Dão, Carla Batista (co-autora ‘Poetas Contemporâneos Lusófonos’, Edições Vieira da Silva) de Santa Comba Dão, Catarina Rios (autora do livro ‘Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica’, Psicosoma) de Santa Comba Dão, Deolinda Ruas (Co- autora na fanzine ‘ Cabeça Falante’) de Tondela, Elsa Silvestre do Amaral (autora de vários textos no jornal ‘Defesa da Beira’) de Santa Comba Dão, Mariana Costa (Co- autora na fanzine ‘ Cabeça Falante’) de Santa Comba Dão, Mimi Martinho ( autora de trabalho jornalístico e de investigação) de Santa Comba Dão, Sophia J. Borges (Co- autora na fanzine ‘ Cabeça Falante’) de Santa Comba Dão, Suzete Santos (co-autora do livro “Obsessões”, Lua de Marfim Editora) de Santa Comba Dão, Terezinha de Carvalho ( Artista Plástica com participações literárias) de Santa Comba Dão, Adelino Borges (co-autor do livro “Nós, Poetas, Editamos”) de Carregal do Sal, António Maria Matos (autor de vários textos no jornal ‘Defesa da Beira’) de Santa Comba Dão, António Neves (autor do livro ‘Igreja Matriz e Capelas da freguesia de S. João de Areias’) de Santa Comba Dão, Casimiro Teixeira ( autor do livro ‘Governo Sombra’, Chiado Editora) de Vila do Conde, Francisco Grácio Gonçalves ( autor do livro ‘O Beijo do Silêncio’, Papiro Editora) de Lisboa, Idalino Rocha (autor de artigos de opinião, crónicas e poesia em jornais açorianos) de S. Miguel (Açores), Ismael Sousa (co-autor do livro ‘Somos Todos Heróis”, Oficina do Livro) de S. Pedro do Sul, João Rosa Luz ( comediante) de Lisboa , Jorge Santos (autor do livro ‘Gente Aparentemente Normal’, Inquietud’E Editora) de Santa Comba Dão (a viver em Braga), Paulo Costa (autor do livro ‘Espassos’, Chiado Editora) de Mortágua, Paulo Rodrigues (co-autor do livro ‘A Bíblia dos Pecadores – Do Génesis ao Apocalipse’, EuEdito) de Santa Comba Dão, Ricardo Fonseca Mota (autor do livro ‘Fredo’, Gradiva) de Tábua, Salvador Massano Cardoso ( autor de vários livros técnicos sobre Epidemiologia, Saúde Ambiental e Saúde Pública) de Santa Comba Dão e Amaro Figueiredo (autor do livro ‘Devolve-me o Meu Amor’, Papel d’Arroz Editora) de Santa Comba Dão.
Pelas 14:30 as primeiras notas surgiram do piano, tocadas por Jorge Duarte, dando início ao dueto de vozes entre Lígia Mendes e Ismael Sousa, que interpretaram quatro temas portugueses, enquanto autores e convidados se faziam acompanhar de Licor Beirão, Ginja Vitor (de Carregal do Sal), chá da Agulha do Tempo (Viseu) e biscoitos de Vouzela. Acabadas as cantigas foi altura de entrar no auditório onde os autores subiram a palco para falarem um pouco sobre os seus textos.
Depois de apresentado o mentor do projeto, Amaro Figueiredo, foi altura de se passar a palavra ao Presidente da Câmara Municipal, Dr Leonel Gouveia, que exaltou a iniciativa, dando assim abalo para que aquela cidade se torne numa cidade que conta histórias.
Pela voz de Filipa Rodrigues, foram apresentados cada um dos autores da fanzine, onde o comediante João Rosa Luz fez despertar as gargalhadas de toda a assembleia.
Ainda a meio da apresentação, a assembleia e autores foram maravilhados com a representação “Passagens Secretas” de Ricardo Fonseca da Mota, um dos autores participantes da fanzine, e encenado e interpretado por Gi da Conceição e com a participação de Marta Mesquita( aluna do 3.º ano de teatro da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua) , Companhia de teatro PERRO (Tábua).
Os autores receberam ofertas apoiadas pelo Licor Beirão, Ginja Victor e Cabriz/Global Wines.
No final, o mentor do projecto, agradeceu a todos os envolvidos no projecto, principalmente à Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Junta de Freguesia de S. João de Areias, Licor Beirão, Ginja Victor e Cabriz/ Global Wines, Agulha do Tempo,Gambiarra- Associação Cultural, Companhia de Teatro PERRO, Elsa Santos -Instituto de Beleza, Enseada, CMAD PradoDecor, DES i, Paulo Oliveira – Fotografia, Ana Isabel Ribeiro. Para terminar foi servido um maravilhoso lanche.
Agradece mais uma vez à Dra Elizabete Almeida (Coordenadora da Biblioteca Municipal Alves Mateus), vice-presidente Joaquim Agostinho Marques, Alfredo Hervet, Sílvia Rodrigues, Lurdes Simões, António Simões, Marilda Simões, Angelina Batista, Manuela e Carlos Miranda, Pe. Pedro Leitão, Dra Ana Raquel Loureiro, Miguel Brito e Nuno Freitas.

Canhoto Esquerdino, Livros dos Nossos