rsz_2ºfotografia (2)

Concurso de Leitura Concelhio 2017

Realizou-se no dia 1 de abril de 2017, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o Concurso de Leitura Concelhio 2017 que envolveu alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos, sendo a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal os responsáveis pela sua dinamização.
A assistir ao evento, estavam alunos, pais, professores e convidados.
A Vice-presidente, Dr.ª Carla Cunha, em representação do Município, e o Subdiretor do Agrupamento, Dr. António João Ferraz, deram as boas vindas a todos os alunos participantes e convidados, desejando que tivessem uma excelente tarde de boas e excelentes leituras.
O concurso dividiu-se em três momentos, a prova escrita – sob a forma de questionário de resposta fechada com a duração de 10 minutos, por ano de escolaridade e uma segunda prova de leitura expressiva, com dois textos – um dos textos foi escolhido e preparado pelos alunos e outro selecionado pelo Júri e dado a conhecer aos alunos no momento da prova.
Fazendo parte do júri estiveram presentes, um professor bibliotecário, um professor de 1ºCiclo, um professor do 2ºCiclo, um representante da Direção, um representante da Associação de Pais de Santa Comba Dão e um representante da Biblioteca Municipal.
A abertura do Concurso iniciou com os alunos do 6ºAno sob a orientação do professor Mário Cruz do CMAD que abrilhantaram, o evento, com atuações musicais. Estiveram como convidadas as escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida, que nos falaram do livro “Uma Mão-Cheia de Histórias”, um livro que, através de 5 histórias, algumas delas baseadas em factos reais passados nas terras de Azurara, pretende motivar os leitores mais pequenos para a leitura, mostrando-lhes que ler é importante e divertido. Ainda no decorrer entre as duas leituras, ouvimos os alunos do 4º ano e 3ºAno a dizerem poesia.
Depois de avaliar e pontuar as diversas prestações, o júri anunciou, os classificados em cada ciclo de ensino, foram divulgados os resultados, e a entrega de prémios aos concorrentes que ficaram apurados para o Concurso de Leitura Interconcelhio, que vai decorrer no dia 10 de junho, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão. serão 5 os concelhos envolvidos, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Tondela, Mortágua e Tábua.

1ºCiclo – Martim Morais (1ºclassificado), Eunice do Carmo Pinto Lago (2ªclassificada) e Maria Francisca Cardoso (3ªclassificada)

2ºCiclo – Maria João Pereira (1ªclassificada), Maria Pedro Pinto (2ªclassificada) e Carlota da Cunha Martins (3ªclassificada).

No inicio do evento foram entregues aos alunos concorrentes, certificados de participação, brindes e um livro, oferecidos pelo Agrupamento e Câmara Municipal.
Aos alunos vencedores do concurso foram dados certificados, um livro e brindes oferecidos pelo Agrupamento, Câmara Municipal e Rede de Bibliotecas Escolares. A entrega dos prémios foi feita pela Vice-presidente da Câmara, o subdiretor do Agrupamento e o Vice-Presidente da Associação de Pais de Santa Comba Dão.
Para terminar foi salientado por todos a importância da leitura, a importância de sermos todos leitores, e que todos os alunos participantes são grandes vencedores, pois chegaram aqui, sinal que possuem grandes qualidades. Felicitou-se ainda toda a equipa que promoveu esta iniciativa que pretende estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º e 2ºCiclos, avaliando a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino do concelho de Santa Comba Dão.

Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão

1ºFotografia