DESTAK

Concurso de Leitura Concelhio dá o arranque para a Semana de Leitura Concelhia

A abertura oficial da edição 2019 da Semana da Leitura Concelhia (SLC) decorreu no dia 30 de março, na Casa da Cultura, por ocasião do Concurso de Leitura Concelhio, um desafio da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, que teve como objetivos  promover  o gosto e o contacto com os livros, bem como estimular a prática da leitura dos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
O concurso  dividiu-se em três momentos : a prova escrita, sob a forma de questionário de resposta fechada,  e  uma segunda prova de leitura expressiva, com dois textos – um   escolhido e preparado pelos alunos e outro selecionado pelo júri e dado a conhecer aos participantes no momento da prova.
Depois de avaliar e pontuar as diferentes prestações, o júri anunciou  a classificação  em cada ciclo de ensino, revelando os alunos apurados para o Concurso de Leitura Interconcelhio, que vai ter lugar a 1 de junho,  contando com a participação de estudantes dos concelhos de Tondela, Mortágua, Tábua, Carregal do Sal e, claro, de Santa Comba Dão.
Os alunos que alcançaram os primeiros lugares neste concurso foram Sofia Santos Sousa (1º lugar); Filipa Cruz (2º lugar) e Teresa João Tomás (3.º lugar) , em representação do 1.º Ciclo, bem como  Ana João Tomás (1.º lugar); Martim Morais (2.º lugar) e Márcio Martins (3.º lugar) em representação do 2.º Ciclo.
É de referir que todos os  alunos envolvidos receberam um certificado de participação e um exemplar, oferecido pelo Município de Santa Comba Dão, do livro  “O Menino do Vento”, de Fernando Marques Pereira, autor que esteve presente nesta edição 2019 do Concurso de Leitura Concelhio.  Também os primeiros classificados em cada categoria (1.º e 2.º ciclos) foram contemplados, pela autarquia, com a oferta de uma obra literária.
Ao longo da sessão, registaram-se, entre outras, as intervenções da coordenadora do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Anabela Mendes, da  coordenadora interconcelhia da rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque,  do presidente da Câmara, Leonel Gouveia, e da vereadora com o pelouro da Educação, Carla Cunha.
Os intervenientes destacaram a importância do concurso de Leitura Concelhio e da SLC, enquanto iniciativas que estimulam nos mais novos o gosto pela leitura e pela procura do conhecimento. Foram igualmente salientadas as parcerias estabelecidas no âmbito da SLC, nomeadamente com o Conservatório de Música e Artes do Dão,  Guarda Nacional Republicana, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens,  Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física,  Universidade Sénior, APPACDM e  FNAC.
Realce também para as palavras que Leonel Gouveia dirigiu aos  participantes, dando o seu exemplo de jovem leitor, que cedo embarcou na fantástica viagem da leitura, um hábito  que ainda hoje cultiva, dedicando-lhe no mínimo 15 minutos por dia. Neste contexto, Leonel Gouveia lançou o desafio aos jovens presentes para também eles se deixarem levar nessa viagem, dedicando algum tempo dos seus dias à leitura, enquanto prática cultural e lúdica, que permite alargar horizontes, viajar, imaginar e também criar.  “Só a leitura consegue fazer tudo isto”, afirmo.

1

 Cameron Sutton Womens Jersey