1111

Dia Internacional da Literacia com atividade “Ler – Contar e Encantar”

Através da Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), o Município de Santa Comba Dão assinala o Dia Internacional da Literacia – 8 de setembro – com a ação “Ler – Contar e Encantar”. A celebração traduz-se num registo vídeo, que reúne testemunhos e apresentações de vários participantes / convidados, que destacam a literacia, mais concretamente os benefícios que advêm da leitura e a escrita. O enfoque da edição, deste ano, é dado às experiências do público sénior.

Trata-se de uma atividade, que decorre da adesão da BMAM à Iniciativa Nacional de Educação e Formação de Adultos, do Plano Nacional de Leitura – “Setembro – Mês da Alfabetização e das Literacias, com a qual se pretende dar um contributo para o desenvolvimento de competências literárias de escrita e leitura junto da comunidade”.

Neste vídeo / testemunho, utentes de lares e centros de dia do concelho participam – a convite da autarquia – com pequenos filmes (gravados pelas instituições), que contemplam a leitura de contos, poemas, histórias, versos e músicas, transmitindo vivências pessoais e outras sabedorias.

A este registo rico e diversificado junta-se o contributo de três professores aposentados do concelho de Santa Comba Dão – Maria Teresa Neves de Sousa, Rui Jorge Pereira e Sérgio Morais da Costa – que evidenciam a importância da literacia, dando a conhecer o conto “Dona Rita Ritinha”, o “Roteiro Poético pelo Concelho de Santa Comba Dão” e a lenda de Santa Comba Dão, respetivamente. O vídeo “Ler – Contar e Encantar” enquadra, ainda, a apresentação de Rosangela Bertelli , psicóloga e professora auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. “A Sabedoria Literária dos Povos” é o nome da apresentação de Rosangela Bertelli, que “privilegia a utilização de linguagem figurativa, não literal, figuras da linguagem que permitem ao idoso reconhecer pensamentos de forma original, libertando-se de maneira usual e deixar-se levar pelos fluxos automáticos e aleatórios do pensamento”.

Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, e Elizabete Almeida, coordenadora da Biblioteca Municipal Alves Mateus, enquadram esta atividade e dão a conhecer objetivos e convidados, destacando a importância deste género de projetos que envolvem, marcam e são destinados a toda a comunidade.

 Cameron Sutton Womens Jersey