Em outubro e novembro: Biblioteca Municipal recebe mais de  80 desenhos  do International School Cartoon Festival

A “Alimentação” dá o mote à exposição da III edição do International School Cartoon Festival (ISCF)  que a Biblioteca Municipal Alves Mateus vai receber entre os dias  1 de outro a 30 de novembro.

De visita obrigatória, a mostra resulta de uma parceria estabelecida entre a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (Agrupamento de Escolas e Município) com Ricardo Ferreira,  cartoonista e professor da  Escola Secundária de Molelos (Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo – Tondela) – que constitui a entidade promotora deste festival anual e internacional de cartoons. Ao todo, são 86 desenhos assinados por alunos e por outros autores provenientes de 19 países: Portugal, China, Sérvia, Lituânia, México, Costa Rica, Peru, Irão, Colômbia, Itália, Uzbequistão, Brasil, Bélgica, Cuba, Índia, Polónia, Turquia, Rússia e Egipto.

Para o professor Ricardo Ferreira, o grande objetivo “é que cada criança, esteja onde estiver, num país rico ou num país pobre, em paz ou em guerra, longe ou perto, a partir das circunstâncias em que viva, tenha a possibilidade de mostrar o seu juízo crítico alertando para as condições onde e como “viva”, dar a conhecer a sua cultura, as suas tradições, o seu grito de alerta, ou simplesmente, mostrar a arte”.

Para o público em geral e especialmente direcionada a estudantes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, a exposição revela vários olhares críticos sobre o tema “Alimentação”, associando-o, em vários desenhos, a problemas sociais, económicos e ambientais, como a pobreza e o desperdício alimentar. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira das 09H30 às 17H00.

 Cameron Sutton Womens Jersey