Exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”

A exposição “Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”, da autoria de Nuno Furet, vai estar patente na Biblioteca Municipal Alves Mateus, entre 24 de janeiro e 27 de fevereiro.

A Exposição

“A E.N. 2 tem início em Chaves e término em Faro”. “Como será Portugal visto desta estrada que o corre de Norte a Sul, de ponta a ponta, de alto a baixo, de cabo a rabo? Foi esta a pergunta que me atravessou a mente, quando, em Janeiro de 2014, conduzia por ela, entre Peso da Régua e Vila Real. A resposta surgiu, nesse mesmo ano, sob a forma de um levantamento fotográfico que resultou num livro, que está na base desta Exposição.
Sem sair da estrada, são fotografias simples, apontamentos de detalhes que o vagar com que deve ser feita a viagem revela, esperando despertar no leitor/visitante o gosto por ver, mais do que apenas olhar, desfrutando, desse modo, de um país que se vai metamorfoseando a cada quilómetro, a cada centena de metros, ao virar de cada curva, diante dos seus olhos.
Nesta Exposição não haverá mais texto. Cabe ao visitante dar apenas mais um passo e iniciar a viagem ao sabor e ritmo da sua sensibilidade.
Posto isto… Boas Viagens!”

Breve nota biográfica do autor

“Nuno Furet nasceu em Viseu, lá pela segunda metade do século passado, residindo, desde muito novo, na Figueira da Foz. Trabalhou nos mais variados ramos, de apanhador de percebes e professor, a operário fabril e bancário.
Desde 2001, encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património. Procurando mais ferramentas para consolidar essa mesma paixão, licenciou-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, na Universidade Aberta.
As artes, de resto, estiveram sempre presentes, recolhendo, como argumentista e realizador, distinções na área do vídeo (Louvor no BAVA-British Amateur Video Awards, com o filme ‘Festival Blues’, em 1989; Menção Honrosa no FIVA-Festival Internacional de Vídeo do Algarve, com o filme ‘Canais’, em 1991; Menção Honrosa no 1.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Canais’, em 1992; Prémio de Humor no 5.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Amor à primeira vista’, em 2000).
Por outro lado, a paixão pela fotografia surgiu muito cedo, fruto de uma câmara e um livro oferecidos pela madrinha. Não que se preocupe muito com o lado técnico, deixando-se antes levar pela composição, num olhar atento e diferente ao que o rodeia.
O encontro dessas duas paixões resultou no livro ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica”.

«« 2020
– Figueira da Foz – Centro de Artes e Espectáculos – Setembro/Novembro;
– Faro – Biblioteca da Universidade do Algarve (organização do Centro Local de Aprendizagem de Silves da Universidade Aberta) e apresentação do livro – Outubro;

«« 2021
– Entroncamento – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Entroncamento – Maio;
– São Brás de Alportel – Biblioteca Municipal e apresentação do livro – Julho/Agosto;
– Almodôvar – Biblioteca Municipal – Julho/Agosto;
– Vila Nova de Poiares – Centro Cultural de Poiares – Agosto/Setembro;
– Castro Verde – Biblioteca Municipal e apresentação do livro – Novembro”.