1 Feira do Livro

Feira do Livro Concelhia 2017

Feira do Livro Concelhia 2017

Tertúlia: “Santa Comba: Povo, Origens e seu Património”

Santa Comba Dão recebeu, de 7 a 11 de junho, a Feira do Livro Concelhia com um programa diversificado em termos culturais, com destaque especial para o encontro com escritores e a Tertúlia subordinada ao tema “Santa Comba: Povo, Origens e seu Património”.

Sob a moderação de Helena Catarino (professora da Universidade de Coimbra), os oradores da Tertúlia “Santa Comba: Povo, Origens e seu Património” apresentaram diversos temas relacionados com o concelho, nomeadamente “Origens de Santa Comba e de Santa Comba Dão”, por António Neves; “O Povo Romano e Altomedieval do Concelho de Santa Comba Dão”, por Pedro Matos; “Espaços e Poderes”, por Carlos Morais.
Mário Silva, vereador da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, fez a “Apresentação do Projeto de Criação do Núcleo Museológico Municipal”, tendo desta forma encerrado os trabalhos da Tertúlia.

Com o objetivo de divulgar o livro e promover hábitos de leitura junto do público mais jovem, a Feira do Livro Concelhia promoveu ainda, ao longo da semana, encontros com escritores e ilustradores, atividades lúdicas, teatro, atuação da Orquestra Filarmonia das Beiras, “ A Máquina do tempo III”, entre outros momentos musicais.

Também integrado nesta Feira do Livro, decorreu o Concurso de Leitura Interconcelhio, com a participação dos alunos vencedores dos cinco concelhos participantes, ou seja Tondela, Mortágua, Carregal do Sal, Tábua e Santa Comba Dão. No referido Concurso de Leitura Interconcelhio, foram vencedores, no 1º Ciclo, os alunos Matilde Barros – 1ºlugar, Eunice Lago – 2ºlugar e João Lourosa – 3ºlugar. No 2º Ciclo, os vencedores foram os alunos Maria Pedro Pinto – 1ºlugar, Daniel Borges – 2ºlugar e Maria João Pereira – 3ºlugar.

Em termos de adesão, quer por parte da comunidade educativa quer pelo público em geral, o resultado foi bastante positivo, pelo que a Câmara Municipal de Santa Comba Dão agradece a todos os parceiros da Feira do Livro que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a realização deste evento.