destak

Férias de Verão na Biblioteca Municipal 2018

A Biblioteca Municipal Alves Mateus teve como principal objetivo, no mês de julho, a promoção de um conjunto de atividades Lúdico-Educativas em torno do livro e da leitura. Decorreram atividades diferentes e divertidas, tendo em vista a ocupar parcialmente as férias de crianças do concelho, com idades entre os 3 e os 9 anos.
Neste âmbito a Biblioteca convidou as crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia e as crianças inscritas no “Tou de Férias” a assistir, no dia 2 de julho, à apresentação do livro “CUSCAS NO CASTELO DE GUIMARÃES” que é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e é da autoria do escritor Paulo Santos.
As 132 crianças presentes, nesse dia, ficaram maravilhadas com as abelhas que são as personagens principais deste livro e o autor elucidou sobre o ciclo da vida das abelhas, ajudando também a identificar as diferentes categorias destes insetos produtores de mel. O escritor, também apicultor, trouxe consigo, legumes, um favo de mel com as abelhas em plena laboração, o fato utilizado na extração do mel e nas intervenções operadas nas colmeias durante a produção. No final todos provaram o mel.
O livro é bastante esclarecedor sobre a importância das abelhas na nossa vida e apela à necessidade da sua proteção, para além de dar a conhecer ao jovem leitor fatos sobre a história do Castelo de Guimarães.
Todos os dias foram recheados de novas experiências e as crianças estiveram muito envolvidas e motivadas e requisitaram, diversos, livros que são novidade na Biblioteca Municipal.