Destak

Inauguração da Mostra “Escrita à Mão Feita com Paixão”

Na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, foi inaugurada, na Biblioteca Municipal, a exposição “Escrita à Mão feita com Paixão”, que reúne manuscritos de utentes de diversos lares e instituições do concelho. A ocasião foi, também, de evocação do Dia de São Valentim e de celebração do amor, nas suas mais diversas facetas e peculiaridades.
Marcado pela leitura de textos manuscritos e pela interpretação de temas musicais, o momento inaugural contou com a presença da vereadora Carla Cunha, do Município de Santa Comba Dão (SCD), que transmitiu a todos os presentes os cumprimentos de Leonel Gouveia, presidente da autarquia. A representante do Município salientou, ainda, a importância da participação de todos no abrilhantamento do ato inaugural e agradeceu quer a paixão empregue na redação dos manuscritos presentes na mostra, quer o entusiasmo e paixão pela vida e pela vivência de novas experiências e momentos.
Já os protagonistas da festa foram os utentes e funcionários de diversas instituições do concelho, que responderam de forma entusiástica ao repto lançado pelo Município, no âmbito do “Dia Internacional da Escrita à Mão”, comemorado a 23 de janeiro. Todos os manuscritos produzidos neste desafio – que relembrou a importância desta expressão milenar, a cair em desuso numa sociedade onde impera a massificação das novas tecnologias – podem agora ser apreciados, na Biblioteca Municipal.
Em dia de inauguração, cada instituição escolheu um representante, que partilhou com os presentes, a leitura de cinco manuscritos, elaborados no âmbito do desafio. Do Lar da Santa Casa da Misericórdia de SCD , Centro Social e Paroquial do Couto do Mosteiro, Centro Social e Paroquial de São Joaninho, Centro Social e Paroquial de São João de Areias, Lar de Idosos Resivida e Universidade Sénior a mensagem foi além da leitura e interpretação de poemas e histórias, quadras e canções, cartas e textos em prosa. A mensagem foi de amor, ternura, saudade e, sobretudo, de paixão pela vida.
A intercalar, cada momento de leitura, foram interpretados temas musicais pelos alegres e entusiastas alunos da Universidade Sénior. Também docente nesta instituição, Rui Jorge Pereira teve a seu cargo a apresentação do evento, lendo um texto de sua autoria, sobre a importância de cuidar e respeitar a pessoa amada, especialmente em tempos que registam preocupantes números associados à violência no namoro.
No final, cada participante foi brindado com uma oferta simbólica do Município e com um chocolate para adoçar a ocasião, gentilmente oferecido Intermarché de Santa Comba Dão.
Patente até ao final de março na Biblioteca Municipal, a exposição “Escrita à Mão Feita com Paixão, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as entre as 09H30 e 17H00.
Seleção bibliográfica sobre o Dia dos Namorados
Também no âmbito da celebração do Dia dos Namorados, fica uma nota para a seleção bibliográfica, exposta na Biblioteca, que relembra algumas das histórias mais românticas de sempre, desde os clássicos da literatura aos romances mais modernos.

 Cameron Sutton Womens Jersey