Destak

Lares e Centros de Dia visitam exposição “VISÕES” e “DAVID OLIVEIRA”

Os utentes de Lares e Centros de Dia do concelho foram convidados, pela Biblioteca Municipal, a visitar, no dia 26 de novembro, duas exposições patentes no edifício da Casa dos Arcos: a mostra fotográfica “VISÕES”, na Biblioteca Municipal, e a exposição de “DAVID OLIVEIRA”, presente no rés-do-chão deste edifício com história.
Composta por imagens absolutamente únicas e reais, que fazem uma interessante ponte entre a Ciência e a Arte, a exposição Visões, coordenada pelo conceituado médico oftalmologista António Travassos, foi o primeiro ponto da visita.
Trata-se de uma mostra inovadora em que todas as fotografias “têm uma história para contar” , sendo reveladoras “das inúmeras capacidades que hoje estão ao dispor da oftalmologia, tornando possível ver o que não se vê”.
Os convidados foram, depois, conduzidos ao rés do chão, onde o grupo apreciou, as obras do conceituado artista santacombadense, David Oliveira, que foi empresário de cinema, comerciante, fotógrafo profissional, jogador de futebol, pintor e posteriormente escultor.
A par das pinturas, foi possível apreciar o notável e amplo trabalho de medalhística, que este escultor autodidata produziu com uma perfeição impressionante e que o coloca entre os maiores mestres nacionais desta arte.
Ainda na ala dedicada à escultura, os utentes recordaram as personalidades representadas nos bustos expostos: “eu lembro-me desta pessoa…é o Salazar…este o Mário Soares…esta imagem é do futebolista Eusébio; foram homens importantes”. Fizeram, ainda questão de sublinhar que “o Sr. David Oliveira ia às aldeias mostrar o cinema”.
A par do convívio e do fortalecimento de vínculos, o objetivo desta visita foi possibilitar uma experiência enriquecedora e cultural, promotora da aprendizagem e da fruição dos espaços culturais existentes na cidade.