destak

Mais de centena e meia de alunos do concelho participam na atividade “A Terra da Mentemática”

mm1Mais de uma centena e meia de alunos dos 3.º e 4.º anos dos Centros Escolares do concelho assistiu, no dia 12 de janeiro, à apresentação do projeto pedagógico “A Terra da Mentemática”, promovido pela Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão.

Apresentada através da plataforma Zoom, a iniciativa contemplou a leitura do livro que dá o nome ao projeto, muita música e atividades interativas, que envolveram todos os participantes em desafios apelativos. De forma bastante simples e divertida foi desmistificada a ideia pré-concebida da matemática, como uma disciplina difícil e inacessível e dada a conhecer a importância da utilização do pensamento matemático para solucionar questões do dia-a-dia. Com uma excelente recetividade por parte dos envolvidos, a iniciativa replicou-se em duas sessões online, nas quais foi transmitido o lema: “basta usar o poder da mente para conseguirmos resolver os desafios a que nos propomos”.

mm2O ponto de partida foi o livro escrito por Inês Guimarães, uma jovem apaixonada pela matemática também conhecida, na sua faceta de youtuber, como MathGurl Através da leitura da obra, foi dada a conhecer a viagem de um menino – o Miguel, que passa uma temporada em casa do avô, sem os pais, internet ou computador. Ao descobrir um pequeno livro é transportado para um “reino de certezas e fantasias”, onde lhe é proposto “resolver desafios divertidos utilizando a mente: A Terra da Mentemática”.

Padrões numéricos e geométricos, numeração romana e frações foram alguns dos conceitos explanados de forma inusitada e divertida na leitura animada desta obra, que serviu de ponto de partida para os desafios e músicas apresentadas pelo youtuber Paulo Sousa. Responsável pelos temas do projeto, o músico – que também é professor, com formação no âmbito do 1.º Ciclo e Pré-escolar – animou a sessão, levantou questões e deu pistas musicais para a resolução de vários problemas matemáticos. Fábio Rocha – contador de histórias da empresa Betweien foi outro importante elemento da equação – revelando, através da leitura, a magia da Terra da Mentemática, o que proporcionou uma identificação imediata dos pequenos participantes com os temas abordados.

Foi uma jornada entusiasmante que aliou a diversão e educação, enquadrada no projeto de Educação Matemática da empresa Betweien – Mentemática, que além do livro ” A Terra da Mentemática” inclui uma peça de teatro e vários temas musicais, compostos por Paulo Sousa.

 

 Cameron Sutton Womens Jersey