Destak

No Dia Nacional do Bombeiro Profissional a Biblioteca Municipal recebe a atividade “Reanimar a Brincar”

Para assinalar o Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que se comemorou, no dia 11 de setembro, a Biblioteca Municipal Alves Mateus foi palco de uma iniciativa lúdica e de sensibilização, que revela algumas facetas da atividade destes valorosos profissionais.
Convidado para conduzir esta atividade, João Nunes, dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão (BVSCD), é o dinamizador da iniciativa, que, neste dia, teve como destinatários crianças integradas no jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão.
Curiosos e interessados, os pequenos participantes começaram por visitar uma exposição sobre os BVSCD – uma instituição com mais de uma centena de anos de existência. Através de fotografias e documentos, a mostra dá a conhecer a longa e rica história da corporação, os meios e fardamento utilizados, as valências existentes e bibliografia associada.
No âmbito do projeto “Reanimar a Brincar”, João Nunes deu depois a conhecer alguns gestos que podem salvar vidas: ligar para o 112, fornecer informações corretas (morada, idade das vítimas) , deitar um(a) acidentado(a) em posição lateral de segurança e a manobra de reanimação (massagem) cardíaca. E tudo isto num registo lúdico e acessível, enriquecido com muita música, coreografias, brinquedos e pequenas histórias que envolvem personagens conhecidas de todos, como o Rafa, a Dra. Brinquedos, o Mickey e o Pateta, entre tantos outros.
* O projeto “Reanimar a Brincar” destina-se a crianças com idades compreendidas entre os quatro e os 12 anos, sendo fruto da ideia de três pessoas com atividade associada aos Bombeiros: uma enfermeira, uma técnica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (do Instituto de Emergência Médica) e um bombeiro.
A Biblioteca Municipal agradece todo o interesse, colaboração, participação, e disponibilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, nesta iniciativa.
PARABÉNS a todos os profissionais desta tão nobre missão!
A exposição, aberta a toda a comunidade, vai decorrer até ao final do corrente mês de 2ª a 6ª feira das 9:30h às 17h.

 Cameron Sutton Womens Jersey