wholesale jerseys Os Azulitos da Sala Azul do Centro Educativo do Centro

01

Os Azulitos da Sala Azul do Centro Educativo do Centro

Conhecimento do Mundo – Viagem a Moçambique

A “viagem” foi-nos proporcionada pelo professor Amândio, que já nos deu aulas de expressão motora e natação, mas que é natural de Moçambique.

As crianças fizeram algumas perguntas pessoais, tais como qual a idade ou sobre o seu país como o tipo de animais, já que abordámos esse tema no mapa mundo.

A propósito dos animais explicou que, embora exista um jardim zoológico, existem animais tais como leões, elefantes….em reservas, como a gorongoza. Explicou que são utilizados jipes com tejadilhos, para as pessoas fazerem as visitas e terem um contato próximo dos animais no seu habitat natural.

Sobre a gastronomia partilhou uma receita, não falámos em quantidades mas aprendemos que é assim:

Moer amendoim e passar por água. Esse sumo em que se transforma a água, vai ao lume num tacho com cebola, tomate e azeite. Depois do refogado colocar a couve portuguesa cortada (como para caldo verde mais grosso). Pode colocar-se amendoim moído e serve-se com arroz ou farinha de milho. Eu vou experimentar, pois parece-me óptimo!

Falámos dos brinquedos das crianças moçambicanas e ficou a mensagem de que as crianças não precisam de muitos brinquedos. É bom fazer os seus próprios brinquedos!

Por fim contou-nos uma história na sua língua materna – o ronga – um dos vários dialectos de Moçambique.

As histórias são contadas depois do lanche da tarde, pela pessoa mais velha, para todas as crianças. Primeiro exemplificou o ritual utilizado para introduzir a história.

As crianças divertiram-se com a história e com uma pequena ajuda do adulto, mencionando que envolvia 2 animais e como a história tinha sido contada de manhã foi logo identificada.

Queremos dizer ao professor Amândio, Kanimambo (Obrigado).

Os Azulitos da Sala Azul do Centro Educativo do Centro

02

03

ADD YOUR COMMENT

 Cameron Sutton Womens Jersey