2

Os Nossos “Heróis” – Dia Internacional do Bombeiro

Para dar cumprimento ao Plano de Atividades, e com o intuito de comemorar o Dia Internacional do Bombeiro, a Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) e a Câmara Municipal, em parceria com os Bombeiros Voluntários, durante o dia 5 de maio, proporcionaram a dezenas de crianças, do Pré-Escolar, do Agrupamento de Escolas, um dia cheio de atividades.
O objetivo desta ação foi sensibilizá-las para a importância dos Bombeiros na sociedade e a necessidade de os respeitar e valorizar.
Os Bombeiros Voluntários deram-lhes a conhecer a rotina diária e os equipamentos com que trabalham e explicaram algumas das precauções que devem tomar no dia-a-dia para evitar acidentes e como podem ajudar os colegas e amigos nesse sentido.
As crianças tiveram a oportunidade de experimentar alguns daqueles equipamentos, mas o que levou ainda mais ao rubro a experiência da visita foi a oportunidade de as crianças “fazerem de conta” que eram Bombeiros, por um dia, e experimentarem lidar com uma mangueira e respetiva agulheta.
Durante a permanência nas instalações, as crianças puderam ainda usufruir de uma série de atividades que as deixaram em “delírio”. Foi maravilhoso assistir a tanta felicidade! Por isso, articulamos todos os esforços para lhes proporcionar momentos maravilhosos e inesquecíveis.
Além de as crianças se divertirem e passarem um momento agradável, no final da ação, os Bombeiros ofereceram-lhes um cone de pipocas, o que tornou a visita mais “docinha”.
Para que esta atividade fosse possível, é de enaltecer a recetividade, prontidão e disponibilidade do Adjunto do Comando, Sr. Rui Leitão, e de toda a Corporação, que colaboraram de forma indescritível, apesar do imenso trabalho em que se encontram envolvidos.
A Coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizabete Almeida, salienta que com todo esse apoio e colaboração dos nossos “HEROIS” é mais fácil atingir os nossos objetivos e é também muito motivador para continuarmos a trabalhar e a fazer o melhor pelas nossas crianças.