Destaque

“PÁSCOA NA BIBLIOTECA”

“PÁSCOA NA BIBLIOTECA” foi o nome atribuído ao projeto que animou as férias da Páscoa dos mais novos na Biblioteca Municipal Alves Mateus. Nesta interrupção, as crianças dos 3 aos 9 anos, que se inscreveram, tiveram a oportunidade de realizar um conjunto diversificado de atividades de caráter Lúdico-Educativas, que visaram o desenvolvimento de competências e enriquecimento dos tempos livres destes leitores/utilizadores. Foram dinamizadas atividades de Expressão Plástica, Expressão Motora, Expressão Musical, Expressão Dramática, oficina de leitura e visionamento de filmes.
Num dos momentos da hora do conto estiveram presentes dois escritores o Amaro Figueiredo e Ismael Sousa que nos ofertaram com a apresentação da sua história “ O Reino Dos Amores Dóceis” e para usufruir e participar nesta atividade convidámos as crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e os alunos inscritos nas atividades “Tou de Férias”. Estiveram muito concentrados a ouvir a história e elaboraram, com os escritores, um poema coletivo e no final tiveram oportunidade de explorar os jogos existentes na Biblioteca.
Ao longo de duas semanas esta iniciativa visou proporcionar, às crianças do concelho, um programa que teve como objetivo contribuir para aumentar o conhecimento e saber, fomentando-se a partilha, a socialização e a interação que são importantíssimas nestes grupos etários.
Elaborámos atividades diferentes e cativantes para celebrar uma Páscoa de forma a incentivar à leitura, empréstimo de livros e o gosto pelos mesmos.
Este projeto teve uma grande adesão do público escolar (Jardim de Infância e 1º CEB) que disponibiliza gratuitamente esta ocupação das crianças, enquanto os pais exerceram a sua atividade profissional.