20180314_154419

Poesia à Desgarrada

A Biblioteca Municipal Alves Mateus com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Poesia pretendeu dar voz aos escritores, Professora Teresa Neves Sousa e ao Professor Rui Jorge, que aceitaram o convite e se prontificaram a participar na atividade denominada “Poesia à Desgarrada”. A iniciativa decorreu na semana de 19 a 23 de março, destinada ao público da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e em particular aos seniores que se encontram nos Lares e Centros de Dia do concelho de Santa Comba Dão.
Os convidados conversaram sobre o que é a poesia e questionaram os participantes se conheciam algum poema e poetas. Constatou-se que muitos deles ainda tinham na sua memória alguns poemas da infância.
Nesta semana proporcionou-se um ambiente de convívio e alegria onde os presentes puderam prestigiar e também declamar poesias. Nos momentos da ação verificou-se a partilha contagiante do gosto e do prazer de ler.
A convivência entre este público é muito importante porque são testemunho de sabedoria, com uma força atuante capaz de dar resposta aos desafios propostos.
Estas iniciativas promovem a interação e o bem-estar dos idosos e sedimenta o nosso trabalho, que tem como objetivo proporcionar bons momentos, contribuir para a socialização e desenvolver hábitos de leitura na comunidade.
Em todas as visitas os utentes demonstraram gosto pela leitura e a Biblioteca levou diversos livros, que fossem de acordo com as suas preferências, para empréstimo.
Elaborou-se um livro com poemas, da autoria dos escritores, e oferecemos a cada instituição que visitamos.
Agradecemos, aos escritores e aos representantes das instituições, por terem aceite a proposta, pela simpatia e carinho com que “abraçaram” esta iniciativa e nela participaram com muito gosto e bom grado. Bem hajam.

Livro “Poesia à Desgarrada”

Livro (Clique em livro para consultar os poemas)