XIV_prmio

XIV_prmioPrémio Literário Orlando Gonçalves 2011
Modalidade de ficção narrativa

Câmara Municipal da Amadora aprova as Normas de Concurso para a edição de 2011

A Câmara Municipal da Amadora aprovou as Normas de Concurso referentes à 14.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves, que este ano irá avaliar trabalhos de ficção narrativa.

A 14.ª edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves tem, tal como nos anos anteriores, o objectivo de incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Na presente edição serão avaliados trabalhos de ficção narrativa, inéditos e obrigatoriamente escritos em língua portuguesa, sendo que cada concorrente pode apresentar mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes.

As obras a concurso serão avaliadas pelo júri constituído por um elemento da Sociedade Portuguesa de Autores, um elemento da Associação Portuguesa de Escritores e um elemento em representação da Câmara Municipal da Amadora. Os nomes destes elementos serão divulgados oportunamente.

O prémio, de cerca de 5 mil euros será entregue em cerimónia pública, no dia 13 de Outubro, sendo que os trabalhos derão ser entregues até ao próximo dia 26 de Junho.

O Prémio

O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objectivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves, e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Orlando Gonçalves

Orlando Bernardino Gonçalves, um dos percursores do movimento neo-realista português, foi escritor e jornalista de imprensa escrita e de rádio, tendo sido inclusive Director do jornal Notícias da Amadora durante mais de trinta anos, actividade que sempre desenvolveu a par das suas intervenções cívicas e políticas na defesa dos direitos e deveres de uma cidadania plena, consciente e esclarecida, sustentada pelo enriquecimento intelectual.

Orlando Gonçalves foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade da Amadora em 1989, em 1993 o seu romance Enredos da Memória foi galardoado com o Prémio Literário Cidade da Amadora e em 1997 foi mais uma vez homenageado pela Câmara Municipal da Amadora, por ocasião das comemorações do 25 de Abril.

ADD YOUR COMMENT