OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Robert Van Velze falou com alunos do Secundário a propósito da mostra “Visões – O interior do olho humano”

O engenheiro de imagem do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC) Robert Van Velze falou com alunos do 12.º ano, na Biblioteca Alves Mateus, a propósito da exposição “Visões – O interior do olho humano”, patente neste equipamento municipal até ao dia 30 de novembro.
Da miopia e astigmatismo até à importância de termos dois olhos, passando pelas ilusões de ótica e pelo daltonismo, Robert Van Velze conduziu os jovens alunos numa bem humorada viagem, com um forte pendor informativo e científico, onde se falou do processo de captação da imagem no interior do olho humano e do relevante papel das novas tecnologias para o diagnóstico em oftalmologia.
Com Carla Santos e Rafael Nobre, Robert Van Velze integra a equipa do CCC responsável pela captação das fotografias da mostra “Visões – o interior do olho humano”, em momentos de diagnóstico e através de instrumentos de alta tecnologia. Acoplada à informática e à luz, emitida ou não por lasers, a fotografia digital permitiu registar estas “visões”, estas imagens reais do interior do olho humano, agora patentes em Santa Comba Dão.
Coordenada pelo conceituado médico oftalmologista António Travassos, esta exposição inovadora faz uma interessante ponte entre a Ciência e a Arte. Aqui, todas as fotografias “têm uma história para contar” e são reveladoras “das inúmeras capacidades que hoje estão ao dispor da oftalmologia, tornando possível ver o que não se vê”.
Recorde-se que esta mostra está enquadrada no âmbito do mês da Ciência e Tecnologia celebrado, em novembro, pela Rede de Bibliotecas Santa Comba Dão (RBSCD) e pelo Município, na Biblioteca Municipal Alves Mateus.