Semana_Europa_2012_021

Semana da Europa e dos Países da Lusofonia

Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) Promoveu Semana da Europa e dos Países da Lusofonia

A Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) promoveu, entre os dias 07 e 11 de Maio, a Semana da Lusofonia e dos Países da Europa, uma iniciativa que decorreu nos diversos estabelecimentos de ensino afectos ao Agrupamento de Escolas e no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão.

Integrada no plano anual de actividades da Rede de Bibliotecas (RBSCD), a Semana da Europa e da Lusofonia foi constituída por um conjunto de actividades lúdicas e educativas direccionadas para a comunidade escolar e civil que visaram dar a conhecer os hábitos de vida, os costumes e a cultura dos diversos países integrantes da União Europeia e da Comunidade Lusófona.

Ao nível dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão realizaram-se diversas iniciativas relacionadas com a temática da União Europeia e dos seus países.

A maioria das actividades propostas teve lugar na Escola Básica 2/3 sendo de destacar a realização de workshops de língua inglesa e italiana dinamizados pelo Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas, Edward Posser, Professor Estagiário e pela Biblioteca Escolar.

Os workshops, aconteceram durante a manhã de quinta-feira, 10 de Maio, na Biblioteca Escolar da Escola Básica 2/3.

Edward Posser dinamizou o workshop de língua italiana, que foi também realizado durante a manhã de sexta-feira, apresentando aos alunos os conceitos básicos deste idioma como, por exemplo, as saudações bom dia, olá, boa tarde, boa noite, ou adeus.

Neste workshop os alunos ficaram, ainda, a saber como se apresentarem, a dizerem de onde são e a explicarem quem são os elementos da sua família.

O workshop de língua inglesa foi dinamizado por Andy Macdonaugh, estudante de Erasmus na Universidade de Coimbra.

Natural da Escócia, Andy deu a conhecer aos alunos as tradições culturais do seu país, os monumentos e paisagens escocesas mais emblemáticos e pontos turísticos de interesse.

Das actividades dinamizadas na Escola Básica 2/3 destacam-se, ainda, as exposições “Os Países da União Europeia”, Cartazes “Dizeres nas Várias Línguas dos 27”, “BI dos 27”, Menu Gastronomia dos 27 e Canções dos 27 patentes nas Bibliotecas Escolares dos Centros Escolares do Norte e do Sul e na Biblioteca Escolar da E.B.2/3.

Na Escola Secundária de Santa Comba Dão foram apresentadas duas actividades temáticas: a exposição “Viajar pela Europa”, dinamizada pelos docentes de História, Geografia, Economia e Biblioteca Escolar, constituída por um mapa da Europa e informações relativas aos 27 países constituintes da União Europeia como, por exemplo, a localização, a área territorial, a densidade populacional e características específicas de cada um que pode ser visitada no hall de entrada do estabelecimento de Ensino e “Jogando com a União Europeia…”, jogo interactivo com questões relativas a dados dos diferentes países da União.

No que se refere ao Centro Escolar do Centro, as actividades realizaram-se, sobretudo, em contexto de sala de aula abrangendo as temáticas da história dos países da União Europeia apresentada na exposição “Países Sem Fronteiras” patente no corredor de acesso à Biblioteca Escolar e na exposição temática do átrio de entrada.

Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem / Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD)

Semana_Europa_2012_040portal

Semana_Europa_2012_036portal

 

Semana_Europa_2012_024portal

Semana_Europa_2012_023portal

Semana_Europa_2012_019portal

Semana_Europa_2012_005

Semana_Europa_2012_004portal

ADD YOUR COMMENT