Semana do Livro 2011

DSC00466Numa iniciativa da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, decorreu, entre os dias 28 de Fevereiro e 11 de Março, a Semana do Livro 2011.

Realizou-se uma Feira do Livro que, à semelhança do ano lectivo passado, se dividiu em três, cada uma na Biblioteca Escolar de cada Centro Educativo. A compra de livros  por parte dos alunos foi bastante significativa demostrando grande entusiasmo perante os livros expostos.

A Feira esteve aberta na 6ª Feira, dia 4 de Março, no horário normal da Biblioteca e, para os pais, à noite, das 21.00 h às 23.30 h.

As Bibliotecas Escolares dos Centros Educativos contaram com a simpática presença de duas contadoras de histórias vindas da Biblioteca Municipal de Tábua: Cátia Silva que maravilhou as crianças das salas do Ensino Pré-Escolar com os seus livros narrados de forma encantadora e Dolores Tavares com as suas narrativas orais que hipnotizaram os jovens alunos do 1º Ciclo.

Foi um dia cheio de afecto, risos e sorrisos de prazer, de paz e calma interior como só os livros e as histórias conseguem proporcionar.

Carlos Edgar visitou, pela segunda vez, as Bibliotecas dos Centros Educativos. Este escritor santacombadense contou aos alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar do Norte, algumas das suas histórias e respondeu a algumas questões que lhe foram dirigidas.

Os alunos dos 1º e 2º Anos do Centro Educativo do Centro foram presenteados com a presença de Pedro Seromenho, conhecido ilustrador. Através desta actividade, foi possível contactar com um ilustrador de fácil traço e de voz doce no contacto que cativou e surpreendeu levando o auditório da Casa da Cultura ao rubro com os jovens a pedir-lhe, constantemente, para desenhar mais uma fada, mais um dragão, mais uma princesa… a que o Pedro, com delicadeza, acedia e tentava dar vida no papel de cenário que, de repente, se tornou obra de arte.

Depois de cumprida a primeira parte da actividade e de os alunos terem trazido de casa vários objectos relacionados com o livro que leram em grupo, foi a vez de se iniciar, em plena Semana do Livro, a segunda parte da actividade “O Livro que leva ao Museu”. Assim, os alunos, com a ajuda dos pais e dos professores, construíram um bilhete de entrada no “Museu” com pequenos textos de adivinhas, provérbios, lengalengas, poesias… com os quais pudessem entrar. Todas as turmas colaboraram, lendo o seu “bilhete” para terem acesso e, uma vez lá dentro, foi a vez de localizarem três de entre os muitos objectos expostos que estivessem directamente relacionados com os livros lidos.

Esta actividade contou, mais uma vez, com a colaboração de João Paulo Silva, da ExpressArt’.

DSC00468

 

 

 

 

 

DSC00509

 

 

 

 

 

DSC00563

 

 

 

 

 

DSC00406

 

 

 

 

 

DSC00452

ADD YOUR COMMENT