DESTAQUE

Seniores visitam “Sala de aula antiga” na Biblioteca Municipal

Neste mês a Biblioteca Municipal recebeu a visita, de duas instituições que aceitaram o desafio lançado em virem às nossas instalações. Desta forma, cerca de 32 utentes estiveram presentes para uma visita à exposição da sala de aula antiga, patente no hall. Na receção a estes grupos, foi contada toda a história da Biblioteca e qual a funcionalidade de antigamente. Os livros existentes e todo o material colocados à disposição dos utentes suscitaram, grande, curiosidade. O ponto alto desta visita aconteceu quando tiveram contacto com todos os materiais expostos, relembraram o tempo de escola e alguns contaram a “sua história”, com tom de emoção e saudade. A bibliotecária, Telma Coelho, fez a exposição de alguns dos livros, da maior riqueza da nossa Biblioteca que é a sala do livro antigo. Mostrou o jornal que contem as noticias publicadas no dia de aniversário do utente com mais idade, para terem conhecimento do que aconteceu naquela dia. Muitos dos visitantes admiraram-se da antiguidade do jornal e daqueles livros. Na sala dos adultos fizemos o convite a todos, para uma leitura nos livros do seu tempo de escola, e alguns prontificaram-se.
As instituições que aceitaram o convite lançado pela equipa da Biblioteca neste mês de novembro foram: O Centro Social e Paroquial de São João de Areias e a Santa Casa da Misericórdia.
Para alguns destes utentes foi a primeira vez que estiveram nas instalações da Biblioteca Municipal de Santa Comba Dão, em funcionamento à vinte e quatro anos e que tiveram oportunidade de conhecer melhor através de uma visita guiada durante a qual foram explicados quais os serviços que os utilizadores podem usufruir.
A alegria foi, aliás, uma constante como era bem visível nos rostos de todos os participantes, e foram oferecidos dois livros de escritores santacombadenses“ Raminho de alecrim” de autoria do Dr. Salvador Massano Cardoso e “Rosas para quem amo” de Amélia Paulo. No final deste animado encontro ainda partilharam o lanche entre todos.