homem_escolhe_livro

Sugestões de Leitura – Abril

O coro dos defuntos / António Tavares


Sinopse: Um belíssimo retrato do mundo rural português entre 1968 e 1974.
Vivem-se tempos de grandes avanços e convulsões: os estudantes manifestam-se nas ruas de Paris e, em Memphis, é assassinado o negro que tinha um sonho; transplanta-se um coração humano e o homem pisa a Lua; somam-se as baixas americanas no Vietname e a inseminação artificial dá os primeiros passos. 
Porém, na pequena aldeia onde decorre a acção deste romance, os habitantes, profundamente ligados à natureza,
preocupam-se sobretudo com a falta de chuva e as colheitas, a praga do míldio e a vindima; e na taberna – espécie de divã freudiano do lugar – é disso que falam, até porque os jornais que ali chegam são apenas os que embrulham as bogas do Júlio Peixeiro. 
E, mesmo assim, passam-se por ali coisas muito estranhas: uma velha prostituta é estrangulada, o suposto assassino some-se dentro de um penedo, a rapariga casta que colecciona santinhos sofre uma inesperada metamorfose, e a parteira, que também é bruxa, sonha com o ditador a cair da cadeira e vê crescer-lhe, qual hematoma, um enorme cravo vermelho dentro da cabeça. 
Quando aparece o primeiro televisor, as gentes assistem a transforma
ções que nem sempre conseguem interpretar… Um belíssimo retrato do mundo rural português entre 1968 e 1974.
Vivem-se tempos de grandes avanços e convulsões: os estudantes  manifestam-se nas ruas de Paris e, em Memphis, é assassinado o negro que tinha um sonho; transplanta-se um coração humano e o homem pisa a Lua; somam-se as baixas americanas no Vietname e a inseminação artificial dá os primeiros passos. 
Porém, na pequena aldeia onde decorre a acção deste romance, os habitantes, profundamente ligados à natureza, preocupam-se sobretudo com a falta de chuva e as colheitas, a praga do míldio e a vindima; e na taberna – espécie de divã freudiano do lugar – é disso que falam, até porque os jornais que ali chegam são apenas os que embrulham as bogas do Júlio Peixeiro. 
E, mesmo assim, passam-se por ali coisas muito estranhas: uma velha prostituta é estrangulada, o suposto assassino some-se dentro de um penedo, a rapariga casta que colecciona santinhos sofre uma inesperada metamorfose, e a parteira, que também é bruxa, sonha com o ditador a cair da cadeira e vê crescer-lhe, qual hematoma, um enorme cravo vermelho dentro da cabeça. 

Para mais informações e reserva consulte link: http://bmscd.bibliopolis.info/opac/default.aspx?ContentAreaControl=ShowRegHoldings.ascx&RegNo=17539

 
 Corações repartidos / Ana Paula Almeida


Sinopse:
Corre o Verão de 1955 e Frank e April Wheeler vivem com um cinismo distanciado o que para muitos dos seus contemporâneos representa o sonho americano: uma ampla vivenda nos subúrbios, duas crianças louras e risonhas, uns vizinhos simpáticos e, para Frank, um emprego em Manhattan bem pago e sem responsabilidades. No entanto, o abismo entre o que pensam das suas vidas e a forma como em realidade as vivem acabará por tornar o seu quotidiano insuportável. Quando April concebe um plano que lhes permitirá finalmente sair da situação em que se encontram, as tensões entre o comodismo e a necessidade de mudança provocarão uma crise mais grave do que poderiam ter imaginado.

Para mais informações e reserva consulte o link em: http://.bibliopolis.info/opac/default.aspx?ContentAreaControl=ShowRegHoldings.ascx&RegNo=2591


Timebomb/Gerald Seymour


Sinopse: 
In 1992, a KGB man buried a nuclear suitcase bomb. 16 years later he has found a buyer for it. An exchange point is agreed upon. Travelling with the buyer is an undercover policeman, working for MI6. It becomes clear to a top psychiatrist at MI6 that their man may be suffering from Stockholm Syndrome, putting the operation in jeopardy.

Para mais informações e reserva consulte o link em http://bmscd.bibliopolis.info/opac/default.aspx?ContentAreaControl=ShowRegHoldings.ascx&RegNo=11411

 

Guia do condómino regras e conselhos para bem viver em condomínio


Sinopse:
Quem vive num prédio com condomínio organizado conhece bem os problemas que podem surgir. Desde a difícil cobrança das dívidas dos condóminos às regras da boa vizinhança, são muitas as questões a requerer uma resposta célere e eficaz para assegurar a segurança do prédio e o bem-estar dos seus habitantes.
Este guia tem como principal finalidade ajudar os condóminos portugueses a encontrar essas respostas, facilitar o entendimento da lei e esclarecer muitas das dúvidas que possam resultar da sua aplicação. Se vive em condomínio, é muito provável que aqui encontre a informação de que precisa para resolver problemas e eventuais conflitos, quer seja simples condómino quer seja administrador.

Para mais informações e reserva consulte o link em: http://bmscd.bibliopolis.info/opac/default.aspx?ContentAreaControl=ShowSearchResults.ascx&SearchNo=19&PageNo=1

O Tubarão na Banheira – David Machado
Imagem da CapaSinopse: David Machado juntou-se ao ilustrador Paulo Galindro no seu novo livro infantil. Uma dupla de jovens criadores que nas palavras de Carla Maia de Almeida, jornalista da revista LER, «ainda dará muito que falar». Com um ilustrador diferente em cada novo livro, David Machado apresenta um estilo ecléctico, diversificado e original. De história em história, a imaginação vai mais além e agora é tão inusitada que imagine-se, um dos protagonistas é um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos. O Tubarão na Banheira é um livro de grande encanto, ao qual não faltou inspiração literária e criativa.
As Cozinheiras de Livros – Margarida Botelho

Sinopse:
Escrito e ilustrado por Margarida Botelho, chega-nos um fabuloso livro com uma história original e divertida. Algo de muito estranho se estava passar com os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas.