20 Anos do Euro – A Face Portuguesa na Biblioteca Municipal Alves Mateus

A Exposição documental: 20 Anos do Euro – A Face Portuguesa está patente até ao final de junho, no átrio da Biblioteca Municipal, evocando o vigésimo aniversário da entrada em circulação física do euro em 12 Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal.

O que da identidade portuguesa, em termos iconográficos, se mantém na moeda única foi o desafio subjacente a esta mostra. O núcleo documental inclui um conjunto de notas e moedas correntes que retratam a transição do sistema monetário de Escudo para o Euro, moedas comemorativas, vários jornais e revistas com as duas franquias e uma seleção de livros relacionados com a temática Euro.

Agradecemos o contributo de três santacombadenses que, através da cedência de documentação e moedas, vieram enriquecer o núcleo documental e ampliar a informação presente na exposição. Bruno Correia, um jovem de 11 anos apaixonado por numismática, emprestou o seu catálogo de moedas de Euro de todos os países da União Europeia, tal como José Santos e Irene Marques, do supermercado Frescos & Companhia e papelaria Enseada que facultaram, no dia 6 de maio, o acesso à caixa das respetivas lojas, permitindo identificar quais as moedas de diferentes valores e países que estavam em circulação naquele dia em Santa Comba Dão.

Convidamos todos os santacombadenses a fazer esta viagem de vinte anos por moedas, notas e valores esquecidos, desconhecidos, mas portugueses.

A Biblioteca Municipal Alves Mateus agradece a visita dos alunos do 10ºC acompanhados pela sua amável Prof. Ana Bela Duarte que nos presentearam com um magnífico momento de tertúlia à volta dos 20 anos do Euro, onde a partilha de experiências e saberes deu sentido à “face portuguesa” de uma moeda comum europeia. Foi gratificante presenciar a busca aprimorada que alguns alunos fizeram aos seus porta-moedas na expectativa de encontrarem exemplares comemorativos de 2€ e a alegria esfusiante quando descobriam que eram detentores de algumas destas moedas.

A exposição documental 20 anos do Euro – A face portuguesa terminou, a nosso pedido, com uma aula dada pelo Dr. Rui Salazar sobre numismática ao pupilo Bruno. Enterneceu-nos a sua amabilidade e delicadeza ao ofertar uma moeda de 4 centavos de 1917 (ano da aparição de Nossa Senhora em Fátima, como fez questão de salientar) e o olhar curioso e ávido de sabedoria do Bruno, que tremeu de incredibilidade quando tocou nesta moeda com tanta história. Agradecemos ao mestre e ao discípulo termos assistido a esta inenarrável partilha que nos trouxe à memória o que de melhor existia no magister dixit.