Dia Internacional da Mulher
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, a Biblioteca Municipal Alves Mateus, exibe uma pequena exposição de obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, pertencente ao seu acervo.
Foi a forma encontrada para assinalar os dez anos da morte da poetisa e de felicitar a decisão da Assembleia da República, em conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais da escritora.
No dia em que se recorda as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, nada melhor do homenagear uma das figuras femininas maiores do século XX português. Sophia de Mello Breyner Andresen, para além da sua faceta de notável escritora, foi uma cidadã católica, opositora do Estado Novo, fundadora da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos e, após o 25 de Abril, deputada à Assembleia da República pelo Partido Socialista.
Convidamos todos os Santacombadenses a reler esta extraordinária mulher, para quem a política era uma questão moral e a poesia a “casa do ser”, a arte do ser, um espaço de liberdade e de verdade absoluta.
O mar dos meus olhos
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
Não pela cor
Mas pela vastidão da alma
E trazem a poesia nos dedos e nos sorrisos
Ficam para além do tempo
Como se a maré nunca as levasse
Da praia onde foram felizes
Há mulheres que trazem o mar nos olhos
pela grandeza da imensidão da alma
pelo infinito modo como abarcam as coisas e os Homens…
Há mulheres que são maré em noites de tardes..
e calma