Apresentação do projeto “A Terra da Mentemática”
Com o objetivo de comemorar o Dia do Pi, o Município de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, vai promover, no dia 18 de março, na Casa da Cultura, a apresentação do livro “A Terra da Mentemática”, envolvendo cerca de três centenas de crianças do 1.º Ciclo dos Centros Escolares do concelho.
Padrões numéricos e geométricos, numeração romana ou frações são alguns dos conteúdos explanados de forma inusitada e divertida neste livro, redigido pela youtuber MathGurl (Inês Guimarães). O objetivo é aproximar os alunos à área disciplinar da Matemática, tornando a relação com a disciplina mais íntima, compreensiva e divertida.
Esta pequena obra, educativa e divertida, enquadra-se no projeto de Educação Matemática da empresa Betweien – Mentemática, que também inclui uma peça de teatro e vários temas musicais, compostos por Paulo Sousa – músico, youtuber e também promotor do projeto.
Em Santa Comba Dão, a sessão – a dinamizar por Paulo Sousa e por um contador de histórias da Betweien, – inclui a leitura d’ A Terra da Mentemática, a dinamização de uma atividade pedagógica e a apresentação de temas musicados especialmente para este projeto. Por fim, e como não poderia deixar de ser, decorre a obrigatória sessão de autógrafos.
Sinopse de “A Terra da Mentemática”
‘O fim de semana do Miguel reunia todas as condições para ser um grande aborrecimento. A casa na longínqua montanha e o avô velhinho, que mal conhecia e aos cuidados de quem teria de ficar numa curta ausência dos pais, pouco ou nada entusiasmavam este rapazinho da cidade. Tudo lhe pareceu entediante na casa e nas coisas do avô. “Afinal, o que é que se pode fazer num lugar sem computador, sem televisão, sem telemóvel e internet?” – questionou, intrigado, o Miguel. Um livro esquecido na estante do avô materno levará o Miguel a descobrir um reino de certezas e fantasias, onde será desafiado a resolver desafios divertidos utilizando a sua mente: “A Terra da Mentemática”