Apresentação da peça ” A Viúva e o Papagaio” na celebração dos Dias da Música e do Idoso
O Município de Santa Comba Dão celebrou, a 3 de outubro, o Dia Mundial da Música e o Dia Internacional do Idoso, com um espetáculo de teatro, que reuniu cerca de 130 pessoas no auditório da Casa da Cultura, num momento de partilha e muita alegria.
As palmas e as gargalhadas foram uma constante durante a apresentação d’ ”A Viúva e o Papagaio”, levado à cena pelos atores da Companhia Lanterna Mágica, que tiveram uma ajudinha bastante especial. Três alunos da Universidade Sénior (US) – João Costa, David Ferreira e Conchita Hernandez – entraram na peça e, num registo de improviso e bastante humor, ajudaram os personagens a seguir o rumo da história.
Numa adaptação para teatro de uma obra homónima de Virgínia Woolf, os espetadores acompanharam a aventura da Sra. Gage – uma velha viúva que recebeu uma herança inesperada e um papagaio invulgar. “Não está ninguém em casa!”, “Não está ninguém em casa!” era tudo o que o papagaio James sabia dizer.
Depois de ver a casa herdada em ruínas, de visitar um advogado, e na sequência de um incêndio devastador, a Sra. Gage ficou desolada e pensou que a herança estava perdida, não lhe restando mais do que regressar à sua aldeia. Eis senão quando, o papagaio revela um segredo bem guardado, recompensando a protagonista pela sua bondade.
Sempre em diálogo com a plateia, os atores improvisaram e brincaram com o público , dançaram e recordaram temas bem do agrado da maioria dos presentes, como ‘Mocidade’ de António Calvário, entre outras cantigas e modas.
Presente na iniciativa, a vice-presidente do Município expressou a satisfação da autarquia em proporcionar, a todos os presentes, este espetáculo comemorativo dos Dias do Idoso e da Música, desejando que esta data fosse comemorada por todos com muita saúde e alegria.
Nesta tarde cultural, estiveram presentes utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, alunos da US de Santa Comba Dão e comunidade em geral.