Biblioteca promove encontro com Paulo Santos – autor da coleção ‘As Aventuras da Cuscas’ e apicultor
No dia 27 de dezembro, o escritor e apicultor Paulo Santos esteve na Biblioteca Municipal Alves Mateus, para uma apresentação divertida e didática, que envolveu os jovens participantes nas ‘Férias de Natal na Biblioteca’ e um grupo crianças integradas no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia.
Marcada pela interação, esta atividade lúdica com o autor da coleção infantil ‘As Aventuras da Cuscas’, esteve centrada na importância das abelhas, nomeadamente no papel crucial que estes pequenos seres têm na vida do planeta e no equilíbrio dos ecossistema.
Num registo descontraído, os pequenos participantes foram convidados a acompanhar o ciclo de vida das abelhas, sempre com a ajuda das personagens que dão vida aos livros da coleção – a Cuscas, a rainha Vitória, a Carlota e o Vasco.
Através de um vídeo, as crianças aprenderam ainda a identificar as abelhas operárias, rainha e zangões e conheceram melhor o papel e hierarquia que ocupam, as formas comunicação dentro da colmeia, os alimentos que procuram, a polinização e o ciclo do mel.
Em simultâneo,teve lugar uma apresentação ao vivo de abelhas a trabalhar numa colmeia em vidro.
Paulo Santos deu ainda a conhecer o livro “Cuscas Olá”, propiciando um momento que aliou a diversão ao conhecimento. Durante o encontro, os pequenos participantes puderam ver os alimentos polinizados pelas abelhas, experimentaram os códigos usados por estes seres e até houve um voluntário que vestiu um fato de apicultor. No final, todos foram brindados com um delicioso chupa de mel.
Nota para o facto do tema da importância das abelhas ter sido previamente preparado com os jovens participantes nas “Férias de Natal da Biblioteca”, através da dramatização de uma das histórias da Cuscas e dos seus amigos.