Fado e Tradições na celebração do Dia Internacional do Idoso
A Casa da Cultura recebeu, a 2 de outubro, um evento comemorativo do Dia internacional do Idoso, que reuniu mais de uma centena de pessoas no auditório desta sala de espetáculos. A partilha, a alegria e o convívio foram uma constante numa tarde enriquecida por vários apontamentos culturais, a cargo de Rui Jorge Pereira, dos fadistas Fernando Magueta e Paulo Pires e do grupo ‘Tábula de Tradições’ da Academia Sénior de Tábua.
“Fado é Fado” foi tema do poema escrito e apresentado pelo professor da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, Rui Jorge Pereira, que efetuou todo um enquadramento sobre a origem etimológica da palavra, a sua história e os autores mais representativos deste estilo musical genuinamente português. Uma apresentação ao som da guitarra de Luís Figueiredo, que acompanhou, logo de seguida, as vozes envolventes e consensuais de Paulo Pires e Fernando Magueta. Com as tradicionais capas de estudantis, os dois fadistas interpretaram vários temas de fado, com forte inspiração coimbrã. Visivelmente entusiasmado, o público aplaudiu e aclamou esta atuação emotiva e muito apreciada por todos os presentes.
Paula Duarte da Academia Sénior de Tábua apresentou o grupo convidado ‘Tábula de Tradições’, dinamizado no âmbito da aula de Cultura Tradicional e Popular Portuguesa, sob a direção do professor António Nunes. A Santa Comba Dão, a formação tabuense trouxe duas recriações de vivências beirãs transversais a toda uma região. Num primeiro momento foram apresentadas várias danças de roda – representativas do período da 1.ª Guerra Mundial – e protagonizadas maioritariamente por mulheres, uma vez que os homens se encontravam a lutar no campo de batalha. O canto assumiu maior destaque na segunda parte do espetáculo, com a recriação de um serão beirão, em que as mulheres se juntavam para realizar trabalhos de costura, cantando modas típicas sobre as vivências de então.
Elizabete Almeida, coordenadora da Biblioteca Municipal Alves Mateus, apresentou este espetáculo promovido pelo Município de Santa Comba Dão, onde estiveram presentes utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho, alunos da Universidade Sénior e comunidade em geral.