Biblioteca Municipal recebe apresentação da exposição ‘Economia Europeia’

A exposição itinerante “Economia Europeia”, patente na Biblioteca Municipal Alves Mateus e promovida pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões, recebeu no dia 27 de abril, a visita de Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. A mostra foi também visitada pela vereadora Carla Cunha, que assistiu a uma apresentação sobre a União Europeia (UE) conduzida pela docente da Universidade de Aveiro, Marta Dias, com os alunos do 11.º B dos cursos de Ciências e Tecnologias e Ciências Socioeconómicas.

Composta por 14 painéis, a mostra foi desenvolvida pelos alunos do 3.º ano da Licenciatura em Economia da Universidade de Aveiro, constituindo um roteiro que dá voz aos sentimentos e preocupações dos jovens, através da abordagem a temas atuais de grande relevância para a cidadania europeia. Os painéis são o resultado de um desafio proposto aos alunos desta licenciatura pela professora Marta Dias, que todos os anos organiza uma nova edição desta mostra com os posters elaborados pelos estudantes.

Além da génese e dos objetivos da exposição, na apresentação foi abordada um pouco da história do projeto europeu e da evolução da UE, tendo sido referidos os órgãos da UE, os símbolos e valores que regem a União, bem como a importância da cidadania europeia, dos tratados e dos critérios de convergência. Marta Dias focou ainda o mercado e a moeda única, a livre circulação de pessoas e mercadorias, entre outros temas que captaram a atenção da turma envolvida.

Alguns programas mais direcionados para a faixa etária presente, nomeadamente o interrrail e o programa Erasmus, foram sublinhados pelas duas alunas que acompanharam a docente universitária nesta sessão.

A sessão foi complementada com uma verificação de factos (fact check), que envolveu toda a turma numa atividade de pesquisa, com o objetivo de apurar a veracidade de algumas informações trazidas a público. Além deste desafio, bastante participado, no final da iniciativa houve lugar a uma partilha enriquecedora entre os presentes.