Biblioteca Municipal recebe exposições sobre a preservação dos oceanos

A Biblioteca Municipal Alves Mateus recebe, entre os dias 13 de maio e 20 de junho, ‘Mãe Nossa nos Oceanos’ e ‘Mãe Nossa nos Gelos’ – exposições complementares enquadradas nas comemorações do Dia Europeu do Mar (20 de maio) e do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho).

Compostas por textos de Ana Filomena Amaral – autora da trilogia de ficção ambiental “Mãe Nossa” – as duas mostras visam despertar consciências para a importância da conservação marinha e para a preservação dos oceanos. Contemplam imagens de grande beleza em contraponto com as ameaças que os mares enfrentam, devido aos comportamentos irresponsáveis da humanidade.

‘Mãe Nossa nos Oceanos’ e ‘Mãe Nossa nos Gelos’ são inspiradas nos romances ‘O Diretor’ e ‘Gelos’ – os dois primeiros da trilogia, aliando o texto às fotos de Nuno Vasco Rodrigues e Rui Gaiola, respetivamente.

Em ‘Mãe Nossa nos Oceanos’ é proposta uma viagem pelo mundo marinho do Oceano Atlântico e pelas ameaças que enfrenta devido à ação do Homem. A rota é traçada ao longo de 20 imagens acompanhadas por excertos d’ Diretor, cujo principal protagonista é o mar e todos os males que lhe infligimos.

A segunda exposição “Mãe Nossa nos Gelos” é – tal como o nome indica – inspirada no volume Gelos, o segundo romance da trilogia.  Revela a beleza das paisagens geladas do Ártico, bem como a amplitude da  destruição levada a cabo pelo ser humano.
De entrada livre, estas mostras podem ser visitadas no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta das 09h30 às 17h00.