Dia Internacional da Língua Materna Assinalado na Casa da Cultura (RBSCD)
21 de Fevereiro 2011 – Dia Internacional da Língua Materna
Na manhã de 21 de Fevereiro, segunda-feira, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco de um conjunto de actividades programadas para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna.
As actividades promovidas pela Biblioteca Municipal Alves Mateus com o apoio da Câmara Municipal foram desenvolvidas em parceria com a Universidade Sénior e a Escola Profissional e em colaboração com a Casa da Cultura, a Expressart’ e particulares.
Acompanhadas por sessões de dança, música, canto e poesia estas actividades proporcionaram uma viagem aos países representados através de visualização de imagens em powerpoint e incluíram uma mostra gastronómica englobando diversos países com o intuito de demonstrar a riqueza cultural e os sabores dos países de origem num cruzamento de experiências.
Em simultâneo, decorreu uma mesa redonda subordinada ao tema das barreiras linguísticas e culturais na qual se pretendeu dar a conhecer um pouco das tradições da língua, da cultura, dos costumes e dos hábitos dos diversos povos que foram apresentados ao público durante a manhã.
António José Correia, Vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do pelouro da cultura, moderou o debate e sublinhou, na sessão de abertura, que a partilha da diversidade cultural é fundamental para a evolução do ser humano.
Referiu, igualmente, a existência de mais de 6 mil línguas no mundo e de dialectos mais pequenos que devem ser preservados sob pena de se perder a forma de comunicar de uma dada comunidade e o meio de transmissão de conhecimentos e de hábitos culturais que devem ser protegidos.
No final do espectáculo, António José Correia não deixou de referir que todos aqueles que participaram nestas actividades e que a elas assistiram saíram mais ricos em termos culturais e lançou o desafio para que no próximo ano, a 21 de Fevereiro, se volte a comemorar este dia com a presença de mais países e nacionalidades que se encontram radicados no concelho de Santa Comba Dão.
Texto: Gabinete de Comunicação e Imagem