Em Demanda do Preste João: História da Etiópia do Padre Baltazar Teles de 1660 – Exposição documental

Temos o prazer de mostrar a primeira edição da História da Etiópia do Padre Baltazar Teles de 1660, numa pequena exposição bibliográfica patente na Biblioteca Municipal Alves Mateus. Esta obra clássica é de incontestável valor para o conhecimento da atividade missionária da Companhia de Jesus e da história, etnografia, zoologia, botânica e geografia da lendária região do Preste João. Realçamos a belíssima portada colorida, gravada a buril pelos mestres flamengos Philip Fruytiers e Peter van Lisebetten que representa a chegada do Jesuítas a esta corte muito particular e exótica.

Com o intuito de dar a conhecer aos santacombadenses o valioso espólio de Livro Antigo que a Biblioteca Municipal possui, resultado de dádivas, não só do Cónego Alves Mateus, mas também de outros estudiosos e eruditos da nossa terra, apresentaremos, periodicamente, o resultado do tratamento bibliográfico de alguns exemplares únicos e raros.