Em fevereiro e março: Biblioteca recebe Exposição itinerante “Branquinho da Fonseca – Uma Vida a Fazer Ler”

A Biblioteca Municipal Alves Mateus vai receber, nos meses de fevereiro e março, a exposição itinerante “Branquinho da Fonseca – Uma Vida a Fazer Ler”, cedida pela Biblioteca Municipal de Mortágua (BMM).

A mostra traduz-se numa “viagem pela vida e obra deste ilustre escritor e dramaturgo”, filho de Tomás da Fonseca e natural do vizinho concelho de Mortágua. Um homem “que tanto fez por Portugal e que teve a coragem de pugnar, em tempos de ditadura, por uma educação que chegasse a todos, através do poder da leitura na formação do indivíduo enquanto cidadão”.

Branquinho da Fonseca criou, em 1953,a primeira biblioteca móvel destinada a levar os livros às zonas mais afastadas do concelho de Cascais. O êxito desta iniciativa levou-o a ser convidado para criar e dirigir, a partir de 1958, o Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto a que se dedicou, até ao final da vida, contribuiu para a construção da primeira estrutura de promoção de leitura pública, a nível nacional, incluindo as Ilhas dos Açores e Madeira, promovendo o acesso aos livros, o gosto pela leitura e pelo conhecimento. As icónicas “carrinhas” da Gulbenkian fazem parte da memória de muitos portugueses que ali acederam aos primeiros livros e desenvolveram o gosto pela leitura.

Inauguração

Patente de 1 de fevereiro a 28 de março, a exposição itinerante “Branquinho da Fonseca – Uma Vida a Fazer Ler pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09H30, às 17H00.

A inauguração está agendada para 8 de fevereiro, às 14H00, com a presença da bibliotecária da BMM, Teresa Branquinho.