Em março e abril: Biblioteca Municipal recebe mostra “Traços de Santiagu”

Um dos mais conceituados caricaturistas  portugueses, Santiagu –  pseudónimo do autor António Santos  – traz a Santa Comba Dão, nos meses de março e abril, a mostra “Traços de Santiagu”.  A Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM)  vai acolher a exposição, dando a conhecer  caricaturas e cartoons que espelham um olhar inquieto, perturbado e maravilhado, “de uma sociedade cada vez mais (cor)rompida pela ganância, poder, luxúria…”. De acordo com o cartoonista “são manifestações repentinas ou refletidas de algo traduzido em traços não só de serenidade, mas também, de fúria, alienação e, obviamente, sátira”.

O autor explica que “o vício de desenhar, que desde criança” serviu, muitas vezes, para se redimir “em determinadas situações típicas da adolescência, persiste na fase adulta com pensamentos irreverentes e ambiciosos de globalizar o humor e bombardear humoristicamente regiões onde faz falta rir” .

“Traços para o interior ou exterior, para o descampado branco de uma folha de papel, para o «confronto» entre o lápis, que terá de assumir a sua responsabilidade de uma forma cirúrgica e expressiva, e o eu”, onde procura “a cumplicidade em forma de convite para o observador «decifrar» personagens ou temas”, desenvolve.

“O humor gráfico desempenha um papel importante como forma de divertir e de advertir, de satirizar determinadas situações em momentos datáveis”. Enquanto caricaturista e cartoonista, pensa que “o humor é um ingrediente que faz parte da vida” e que  “ajuda a perceber e a superar ódios, medos e angústias, funcionando como uma forma de libertação”. Por outro lado, conclui “é uma linguagem que facilita o entendimento e a compreensão da realidade, muitas vezes descobrindo verdades sociais que alguns teimam em esconder”.´