Escritores Portugueses na Rota dos Descobrimentos
À Descoberta da Língua Portuguesa
Está patente no átrio da Biblioteca Municipal Alves Mateus, em Santa Comba Dão, a exposição “Escritores Portugueses na Rota dos Descobrimentos”. Promovida pela Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD), a exposição está inserida no programa “Palavras do Mundo”, da Semana da Leitura, que se realizou em abril no Agrupamento de Escolas do concelho.
Esta exposição vem dar destaque à primeira edição da obra Peregrinação de 1614, de Fernão Mendes Pinto, bem como à edição de luxo dos “Lusíadas”, de 1880, de Luís Vaz de Camões. Em apresentação ao público encontram-se ainda algumas outras edições, análises das obras e publicações infantis, assim como um vídeo interativo, num estudo interessante e elucidativo do que foram os Descobrimentos Portugueses, e o papel relevante dos autores da história na expansão da língua portuguesa.
A exposição tem como objetivo ensinar, divulgar e realçar as propriedades da língua portuguesa, marcada pelos Descobrimentos Portugueses, que implantaram a sua raiz nos quatro cantos do planeta.
São vários os países onde o idioma português é oficial, mas este também se encontra presente no léxico de outros dialetos, como é o caso do japonês e o malaio. Mas a língua portuguesa foi também adotando palavras estrangeiras para o seu dicionário.
Obras de autores portugueses – como José Saramago, Fernando Pessoa, Mia Couto –, assim como a Internet e a música, deram o seu contributo para a expansão da língua portuguesa, que já conta com 200 milhões de falantes em todo mundo. Em trinta anos serão 400 milhões, pois o português, com o seu alfabeto romano, é de fácil aprendizagem, apesar dos seus múltiplos significados.
A exposição “Escritores Portugueses na Rota dos Descobrimentos” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, das 09h às 18h30.