Exposição em Santa Comba Dão presta homenagem a Galvão Lucas
Exposição em Santa Comba Dão presta homenagem a Galvão Lucas
A exposição de homenagem a Galvão Lucas, engenheiro, caricaturista, poeta, compositor e músico, falecido no início de abril do presente ano, trouxe a público alguns trabalhos de sua autoria. A exposição esteve patente no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, entre os dias 18 e 25 de abril, no âmbito da Semana da Leitura Concelhia.
Durante a sessão oficial de abertura da Feira do Livro, realizada a 22 de abril, Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, aproveitou a ocasião para exaltar um homem que, entre todas as atividades que exerceu em vida, deixou um legado de importância exímia para Santa Comba Dão.
“Galvão Lucas era senhor de características pessoais e profissionais singulares. A sua obra e os seus feitos, que muito engrandeceram o nosso concelho e região, vão servir de base póstuma aos nossos jovens, e a todos aqueles que então desejarem enveredar por caminhos que marcaram a vida deste nosso Santacombadense”, finalizou o autarca.
Das várias entidades que quiseram associar-se à cerimónia, de destacar a presença dos filhos de Galvão Lucas, assim como de Rui Jorge, como amigo da família, que em jeito de confidência e partilha recordou emocionado “um companheiro de conversas infindáveis, um perfecionista na sua vida pessoal e profissional, e um apaixonado pela cultura, pelas artes e pela vida”.
Durante a sessão, também como representante da Associação Portuguesa de Poetas, Rui Jorge declamou e ofereceu aos filhos de Galvão Lucas, um poema constituído por trinta versos, numa “homenagem muitos simples, muito singela, mas muito sentida”.
Nesta exposição de homenagem a Galvão Lucas estiveram patentes livros de poesia e uma coleção de trabalhos em caricatura, na qual Galvão Lucas traz a retrato figuras públicas – como Jorge Sampaio, Mário Soares, Fernando Pessoa e o santacombadense Orlando Mendes –, colegas amigos e pessoas de família, e um caderno de “recordação da exposição de inauguração da Casa da Cultura de Santa Comba Dão”, da qual o autor fez parte.