Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

A biblioteca da Escola Secundária de Santa Comba Dão recebeu, no dia 8 de março, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, que contou com a participação de 17 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, bem como do Ensino Secundário

Durante esta etapa, os alunos prestaram provas de leitura expressiva e de argumentação, a partir dos livros ‘O gato e o escuro’ de Mia Couto (1.º Ciclo), ‘Enquanto a cidade dorme’ de Álvaro Magalhães, (2.º Ciclo) e ‘As Pequenas Memórias’ de José Saramago (3.º Ciclo). A escolha da obra para o Ensino Secundário recaiu sobre o Ensaio sobre a Cegueira’ de José Saramago

O júri – composto por Elizabete Almeida, coordenadora da Biblioteca Municipal Alves Mateus, do Município de Santa Comba Dão, Ana Craveiro, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD) e Leonor Perdigão, professora no AESCD – avaliou os momentos de leitura e argumentação. Ao todo foram selecionados 11 alunos que vão representar Santa Comba Dão na fase intermunicipal Viseu Dão Lafões, a decorrer no dia 18 de abril, em Penalva do Castelo.

Com os elementos do júri, a vereadora da Educação Carla Cunha distribuiu um conjunto de ofertas simbólicas a todos os participantes, bem como um prémio aos alunos que passaram à fase intermunicipal, com destaque para vouchers para compra em papelarias locais.

A representante do Município dirigiu os parabéns aos vencedores, agradecendo, ainda, a participação de todos os concorrentes nesta iniciativa promotora do gosto pelo livro e pela leitura, que estimula competências ao nível da interpretação e da comunicação.

PARTICIPANTES

1.º Ciclo