Férias de Verão na Biblioteca Municipal

Entre os dias 18 a 22 de julho, doze crianças, com idades compreendidas entre os três e os nove anos, participaram em mais uma edição de sucesso da iniciativa Férias de Verão na Biblioteca Municipal. A agenda incluiu atividades lúdico-educativas, de expressão plástica, musical, motora e dramática, oficina de leitura, sessões de hora do conto, teatro e projeção de filmes.

A par da promoção do livro da leitura, este programa multifacetado propiciou o convívio, a partilha, novas aprendizagens e o enriquecimento cultural dos jovens participantes.

Um dos destaques desta edição decorreu em pleno Dia do Amigo – 20 de julho, uma data marcada pela presença da escritora Milu Loureiro – autora de livros infantis, escritora e ilustradora – que contou histórias da sua autoria, proporcionando momentos emocionantes, de diversão e de conhecimento.

Para partilhar esta ocasião , foram também convidadas crianças do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia, que – juntamente com os participantes nas Férias de Verão na Biblioteca – se deixaram conduzir por um mundo mágico, pautado pela amizade e ternura.

Ao longo da sessão, Milu Loureiro falou, sobre o objeto livro e acerca do fascínio que tem pela escrita. A autora deu a conhecer vários recursos que construiu e que utiliza para contar as histórias que cria, como um avental narrativo, um livro de pano, e figuras polivalentes feitas de lã e tecido, que enriquecem estes momentos. . A autora transmitiu, de igual modo, importantes valores associados à ecologia, à proteção dos oceanos e à vida na Terra.

Na memória de todos os participantes ficaram, decerto, as histórias “O Caranguejo e os Óculos” e “O Meu Amigo”, durante a qual – num registo poético e envolvente – foi sublinhada a importância da amizade.

A promoção e incentivo à leitura foi um dos objetivos desta apresentação, que  trouxe a magia dos livros de Milu Loureiro à Biblioteca, propiciando, de igual modo, o contacto direto dos mais novos com esta autora portuguesa, que se dedica a escrever e ilustrar histórias para crianças.