“Histórias da Vida em Dó Maior” levam música e alegria a mais de uma centena de utentes de instituições do concelho e região
Mais de uma centena de pessoas assistiu, no dia 22 de outubro, à apresentação do espetáculo “Histórias de Vida em Dó Maior”, que reuniu utentes e colaboradores da APPACDM, de Vila Pouca e Viseu, de lares e centros de dia do concelho – Resivida, São Joaninho, São João de Areias, Pinheiro de Ázere e Couto do Mosteiro – e alunos da Universidade Sénior.
Inicialmente agendada para o dia 1 de outubro e posteriormente adiada, a iniciativa – promovida pelo Município, através da Biblioteca Municipal – teve como objetivo de assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Mundial da Música.
As atrizes Ana Esteves e Lúcia Barbosa foram as protagonistas da apresentação, em que a história da Carochinha – o conto tradicional português bem conhecido de todos – foi animado e musicado com originalidade, numa iniciativa promotora do livro e da leitura e geradora de interação com o público. Aos vários desafios que foram sendo colocados, a assistência respondeu com entusiasmo e alegria, não faltando, no final, um baile bem animado. Isto porque o João Ratão – apesar de ter caído no caldeirão – foi salvo por um rei que estava de passagem, já depois de ter saboreado o conteúdo (morno) da panela.
Viveu-se, sobretudo, uma animada jornada , ao longo da qual foram criadas boas recordações e momentos de confraternização e alegria, num “mundo mágico” em que todos puderam participar.
As boas vindas a todos os participantes foram dadas pela vereadora Carla Cunha, que expressou alegria ao ver a adesão das instituições a esta iniciativa. Também a coordenadora da Biblioteca, Elisabete Almeida, demonstrou satisfação pela presença significativa de público, enquadrando a iniciativa na celebração das duas datas temáticas.
No final, foi exibido um vídeo em que a autora Maria Manuel Silva – professora aposentada e escritora – partilhou com o público alguns poemas e pensamentos sobre as várias etapas da vida, apelando a todos que envelheçam de forma positiva, deixando – tal como a rosa – o seu perfume no mundo.