Inauguração da exposição “Imagens do Parlamento Europeu” marcada por visita guiada

A exposição “Imagens do Parlamento Português” da Assembleia da República foi inaugurada ontem, 18 de janeiro, na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), com uma breve sessão protocolar e uma visita guiada pelo percurso histórico, ilustrado nos painéis que integram a mostra. O guia desta viagem pelas imagens da Casa da Democracia foi Miguel Lara da Divisão Museológica e para a Cidadania da Assembleia da República (AR), que, com o colega Francisco Távora, acompanha – há já 13 anos – a itinerância desta mostra por vários concelhos do país.

Além dos presidentes da Assembleia e Câmara Municipal de Santa Comba Dão, César Branquinho e Leonel Gouveia e da vereadora Carla Cunha, o momento inaugural foi marcado pelas presenças do atual deputado na Assembleia da República, José Rui Cruz e do ex-deputado António Maria Matos.

Na abertura estiveram também presentes professores e alunos da Universidade Sénior e uma turma do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão.

Leonel Gouveia sublinhou a importância da vinda a Santa Comba Dão desta mostra sobre a história do parlamento nacional, enquanto estrutura representativa dos cidadãos portugueses e casa da democracia. O autarca evocou, a propósito, a memória do santacombadense José da Silva Carvalho, um dos pais da Revolução Liberal de 1820, que dá origem à Constituição de 1822 e ao início do parlamentarismo constitucional português.

Também o deputado José Rui Cruz destacou a relevância e simbolismo do Parlamento Português para a nossa democracia, apelando a que os jovens presentes participem em vários níveis da vida pública e se interessem mais pelo que os rodeia, pelo mundo e pelos desafios que atualmente se colocam às sociedades. José Rui Cruz reiterou que a democracia – “conquista feita pelos nossos pais e pelos avós dos que estão aqui estão presentes” – não está garantida e que para que continue é necessário participação, cidadania e interesse por parte de todos os cidadãos e principalmente dos mais jovens.

Também o ex deputado António Maria Matos enriqueceu esta iniciativa, dando a conhecer alguns episódios reveladores do lado mais caloroso e humano da Casa da Democracia. Frisou que o Parlamento “é também uma casa de calor humano, na qual as pessoas, muitas vezes de partidos diferentes, trabalham em projetos comuns”.

Para a história desta inauguração, registo ainda para o apontamento deixado pelo presidente da AM César Branquinho, que realçou a importância da participação pública de todos os cidadãos nos vários patamares da representação pública e política. Anunciou, ainda, que – em articulação com o Agrupamento de Escolas – vai ser constituída uma Assembleia Municipal Jovem em Santa Comba Dão.

Nota comum a todas intervenções foi o agradecimento aos guias da AR presentes na sessão inaugural pela partilha de conhecimento e saber. Além da itinerância desta mostra, os dois técnicos costumam acompanhar as visitas guiadas ao edifício do Parlamento Português, transformando essa experiência numa verdadeira viagem enriquecedora pela história e conhecimento.

A visita guiada

Aproximar o Parlamento dos cidadãos e deixar registo da história, da identidade, e do traçado arquitetónico da Casa da Democracia” são os principais objetivos da exposição itinerante “Imagens do parlamento Português”, que já passou por 90 concelhos de norte a sul do país.

Ao longo dos 24 painéis que compõem a mostra, Miguel Lara foi comentando e acrescentando informação ao conteúdo expositivo, relembrando, em diversas etapas, a importância da cidadania e do exercício do direito ao voto, enquanto veículo essencial para a continuidade do regime democrático.

O técnico da AR conduziu os presentes pelo percurso evolutivo da política nacional desde a implantação do Liberalismo em 1820 até à atualidade.

Em simultâneo, propiciou uma mostra do edifício que acolhe a Assembleia da República – o Palácio de S. Bento. A visita recuou aos primórdios do edifício, enquanto mosteiro em 1598, apresentando a sua transformação em Palácio das Cortes em 1833 e, posteriormente, na estrutura monumental e palaciana que hoje conhecemos.

Ao longo do do percurso, “foi ainda dedicada especial atenção à história do Parlamento, a partir de 1976”, “com referência aos partidos políticos representados e ao funcionamento deste Órgão de Soberania”.

Há “Imagens do Parlamento Português” a visitar até 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal. A descobrir, de segunda a sexta-feira, das 09H30, às 17H00.