Inauguração da mostra “Florestas para o Futuro”

Cedida ao Município pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), a exposição “Florestas para o Futuro” foi inaugurada no passado dia 13 de outubro, na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM). Homenagear as vítimas dos incêndios e sensibilizar a população para a importância de repensar as ‘Florestas para o Futuro’, com o foco nas causas dos fogos florestais, consequências e estratégias de mitigação, são os principais objetivos do conjunto expositivo, que pode ser visitado até ao final de outubro, na BMAM, de segunda a sexta-feira, das 09H30 às 17H00.

Em dia de inauguração, estiveram presentes Ana Sofia Marçal e Francisco Lopes, representantes da CIMT e impulsionadores da iniciativa, que falaram sobre as motivações subjacentes à exposição, dando a conhecer o modo como a informação está organizada. Várias árvores, formadas por  painéis informativos suscitam, junto do visitante, a sensação de estar a atravessar uma floresta, através da qual se pretende dar “voz às preocupações quotidianas das comunidades” e disponibilizar “informação publicada na imprensa sobre a problemática dos incêndios”, contribuindo, assim, “para a construção de conhecimento sobre o assunto”. A mostra é complementada por um vídeo, que revisita o tema, dando a conhecer olhares de artistas – músicos e pintores – sobre os trágicos acontecimentos do verão de 2017.

A vice-presidente Catarina Costa – que representou o Executivo Municipal, com os vereadores Agostinho Marques e Manuela Freitas – salientou que a informação e sensibilização da comunidade são essenciais para a prevenção, salvaguarda e defesa da floresta contra incêndios, recordando a catástrofe que, há cinco anos, atingiu de forma dramática o concelho. Também Francisco Lopes da CIMT sublinhou o impacto dos fogos neste território e referiu que um dos painéis da mostra incide, precisamente, sobre Santa Comba Dão.

Durante a sessão, Elizabete Almeida, coordenadora da BMAM, reforçou que “o verão de 2017 trouxe o inimaginável. Todos sabíamos que podia acontecer, mas não esperávamos que o desastre atingisse dimensões humanas que não permitissem mais a indiferença”, referiu.

Durante a iniciativa, registo para as presenças do presidente da Assembleia Municipal, César Branquinho, que destacou a relevância da iniciativa, no quadro de uma reflexão crítica e informada sobre a problemática dos incêndios, e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, – Cabo Verde, Carlos Silva (na ocasião em visita ao concelho). Nota ainda para a participação do capitão Domingos Dinis da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do primeiro sargento Almeida da Unidade de Emergência Proteção e Socorro da GNR. Participaram no ato inaugural alunos da Universidade Sénior, seniores de Vila Pouca e São Joaninho, enquadrados em projeto dinamizado pelo CLDS 4G ‘Viver + Santa Comba Dão’ e uma turma do 6.º ano da Escola Básica de Santa Comba Dão.

O culminar da iniciativa ficou marcada pela leitura emotiva de um poema em homenagem às vitimas dos incêndios, por Francisco Lopes da CIMT.