Maria Inês Almeida em encontro com alunos na Semana da Leitura
A escritora Maria Inês Almeida – autora de uma das coleções de ficção juvenil com mais sucesso no país, ‘Diário de uma Miúda como tu” – esteve hoje em Santa Comba Dão em dois encontros com estudantes do 7.º ano, promovidos no âmbito da Semana da Leitura concelhia. Para uma plateia interessada e curiosa, a autora falou desta coleção que dá a conhecer o percurso, entre os 9 e os 13 anos, da jovem “Francisca”, revelando preocupações, medos, amores e vivências, transversais a toda uma faixa etária.
Com uma obra extensa e diversificada, Maria Inês Almeida tem cerca de cerca de 70 títulos publicados, entre os quais várias biografias para o público juvenil sobre figuras cimeiras da história e cultura. Para um segmento mais adulto, conta, até ao momento, apenas com uma publicação: a biografia ‘Os meus 30 anos com Amália’ escrita com Estrela Carvas, antiga secretária e amiga de Amália Rodrigues
Entre outras revelações, Maria Inês Almeida partilhou que, para o próximo mês de abril, vai acontecer a edição de um novo número do ‘Diário de uma Rapariga como tu’, estando também, para breve, o lançamento de um livro de poesia. Prolífica e comunicativa, a autora respondeu a várias perguntas e deu a conhecer as suas fontes de inspiração, bem como o momento em que começou a escrever.
No primeiro encontro com as turmas do 7.º ano, Maria Inês Almeida partilhou a mesa com Leonel Gouveia, presidente da Câmara de Santa Comba Dão, César Branquinho presidente da Assembleia Municipal, e Hugo Ferreira, responsável pela loja de Santa Comba Dão dos CTT, entidade parceira na promoção desta iniciativa.
O incentivo à leitura foi nota comum nas palavras dos intervenientes, tendo Leonel Gouveia destacado a importância da leitura para a formação futura. “Ler é muito importante para falar, escrever e para nos relacionarmos”, disse, incentivando os jovens presentes a pegarem num livro e deixarem um pouco de lado a tecnologia.
Maria Inês Almeida reiterou a importância deste hábito, aconselhando, especialmente os jovens com poucos hábitos de leitura, a darem um primeiro passo com a escolha de um estilo literário que mais se adeque às suas preferências. e a partir daí explorarem este mundo de descoberta contínua.
Fotos gentilmente cedidas por Defesa da Beira