Milu Loureiro apresenta livro ‘O Meu Amigo’ na Biblioteca Municipal

A autora Milu Loureiro esteve ontem, em Santa Comba Dão, para uma hora do Conto muito especial, dirigida aos jovens participantes da iniciativa Férias na Biblioteca, que decorre até ao dia 22 de julho neste equipamento municipal. Para partilhar este momento especial, foram convidadas crianças do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia, que se deixaram conduzir por um mundo mágico, pautado pela amizade e ternura.

Na data em que se comemorou o Dia do Amigo, a autora de livros infantis – escritora e ilustradora – contou histórias da sua autoria, proporcionando momentos emocionantes, de diversão e de conhecimento. A autora transmitiu, de igual modo, importantes valores associados à ecologia, à proteção dos oceanos e à vida na Terra.

Ao longo da sessão, Milu Loureiro falou, ainda, sobre o objeto livro e acerca do fascínio que tem pela escrita. A autora deu a conhecer vários recursos que construiu e que utiliza para contar as histórias que cria, como um avental narrativo, um livro de pano, e figuras polivalentes feitas de lã e tecido, que enriquecem estes momentos.

Na memória de todos os participantes ficaram, decerto, as histórias “O Caranguejo e os Óculos” e “O Meu Amigo”, durante a qual – num registo poético e envolvente – foi sublinhada a importância da amizade.

A promoção e incentivo à leitura foi um dos objetivos desta apresentação, que trouxe a magia dos livros de Milu Loureiro à Biblioteca, propiciando, de igual modo, o contacto direto dos mais novos com esta autora portuguesa, que se dedica a escrever e ilustrar histórias para crianças.

Este foi também um dos momentos altos da iniciativa Férias de Verão na Biblioteca Municipal, que envolve 12 participantes diários, com idades compreendidas entre os 3 e os 9 anos, A agenda inclui atividades lúdico-educativas, de expressão plástica, musical, motora e dramática, oficina de leitura, sessões de hora do conto, teatro e projeção de filmes