DSC_6274portal

Palestra Sobre “Diminuição da Natalidade”

DSC_6274portalAuditório da Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão Recebe Palestra Sobre “Diminuição da Natalidade”

O Auditório da Escola Secundária/3 de Santa Comba Dão acolheu durante a tarde do passado dia 23 de Março, Sexta-feira, uma palestra subordinada ao tema “Diminuição da Natalidade”.

A palestra, inserida nas comemorações da Semana da Natureza e da Ciência e dinamizada por enfermeiros do Centro de Saúde e por docentes do Grupo de Geografia, destinou-se aos alunos do 8º ano de escolaridade e à turma do 10º C.

 

Diminuição da Natalidade” foi revestida de um carácter interactivo uma vez que os alunos foram incentivados a participar e a exporem as suas dúvidas endereçando questões e comentários ao orador e teve como objectivos centrais sensibilizar e informar os jovens para o fenómeno da natalidade e da sexualidade desmistificando e explicando os conceitos de amor, carinho, respeito e orientação que devem estar presentes numa relação a dois.

 Nesta palestra foram abordados diversos tópicos relacionados com a sexualidade nos jovens, destacando-se o tema da orientação sexual, explicado com o recurso a exemplos práticos.

 Relativamente a este facto, os alunos foram chamados a intervir e a darem a sua opinião acerca do fenómeno: será a orientação sexual um gosto ou uma escolha?

 Analisadas as opiniões, a plateia chegou à conclusão que a orientação sexual não é um gosto nem uma escolha, pois raramente bate certo, mas sim uma atracção que não tem explicação ou definição.

 Os alunos ficaram, assim, a conhecer como se caracteriza este fenómeno, que surge na adolescência, o período de experimentações na vida de um jovem, e o que implica bem como exemplos de comportamentos desviantes e parafilia que podem levar a situações de fetichismo, masoquismo, sadismo e voyeurismo.

 Os alunos foram, também, alertados para o fenómeno da coação sexual e das diversas razões que podem levar à mesma como a pressão de grupos, a pressão dos pares e da sociedade.

DSC_6276portal 

No final, alunos e orador chegaram a uma conclusão: a relação entre duas pessoas desperta sentimentos, emoções, intimidade, gosto físico, atracção, amor, respeito, confiança, companheirismo e comunicação.

A primeira relação física do casal afecta psicologicamente os seus elementos de forma positiva e de forma negativa, podendo, também, afectar fisicamente através do surgimento de uma gravidez ou de infecções.

Muitas vezes, a primeira relação acontece devido a pressões da sociedade e das fontes de informação a que os jovens têm acesso, no entanto, cada caso é um caso.

Texto: Gabinete de Comunicação Social e Imagem

DSC_6275portal

ADD YOUR COMMENT

 Cameron Sutton Womens Jersey