Semana da Leitura celebra o livro e o conhecimento junto da comunidade escolar

Celebrar a leitura e o livro junto da comunidade escolar e estimular  a aprendizagem e o diálogo entre várias áreas do saber foram objetivos centrais da Semana da Leitura Concelhia, que teve lugar entre os dias 18 e 22 de março. Encontros com escritores, apresentação de livros, exposições,  espetáculos de teatro, oficinas de escrita e  palestras, entre outras atividades culturais e promotoras do conhecimento fizeram a história deste evento, que se desenrolou em estabelecimentos de ensino do concelho, na Biblioteca e Casa da Cultura.

A  organização coube, uma vez mais, à  Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão – Município e Agrupamento de Escolas –  que dinamizou um programa para todos, com atividades que abrangeram os diferentes  níveis de educação e ensino: do Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

Ao longo da iniciativa,  os jovens alunos tiveram a oportunidade de se encontrarem com autores  locais,  como António Neves e Pedro Matos, com trabalho publicado no âmbito da história e património. Fica ainda o registo da partilha com outros escritores e também com ilustradores,  como Luís Almeida, Catarina Milheiro,  Acácio Pinto  e Maria Inês de Almeida.

Durante a semana, damos ainda nota da realização de uma tertúlia literária,  oficinas de escrita, visita à exposição “Branquinho da Fonseca – Uma Vida a Fazer Ler” e para a apresentação de peças de teatro .  Para o 1.º Ciclo ‘subiram ao palco’, da Casa da Cultura, a peça  “Lulu esfregona e Lala Brincalhona” e o espetáculo de fantoches “História de Ratos”, que também envolveu crianças do Pré-Escolar. A Lenda de Santa Comba Dão foi levada à cena, no Auditório da Escola Secundária,  por alunos do 11.º ano, que a apresentaram aos colegas do 1.º Ciclo.

No programa estiveram ainda integradas  iniciativas interdisciplinares , como as iniciativas “Histórias… com Matemática” e “Vem conhecer a Lua” e a  palestra “Técnicas Físico-Químicas ao Serviço do Património”.

Ao longo da semana, registo também para a realização de uma feira do livro, partilha de poemas e leituras, exposições diversas e desafios relacionados com o livro e a leitura.